BOLETIM ADUNEB (04 a 10 de outubro)



ADUNEB preocupada com arbitrariedades e a abertura excessiva de PADs
A ADUNEB vem manifestar sua preocupação com o quadro de arbitrariedades promovidas contra servidoras e servidores públicos, materializadas na abertura desenfreada de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) com vícios graves e recorrentes.

ADUNEB convoca professoras para a Marcha das Mulheres Negras que acontece em novembro
Após dez anos da primeira marcha, no próximo dia 25 de novembro acontece a Marcha das Mulheres Negras 2025, que pretende reunir mais de um milhão de mulheres em luta na capital do país. A ADUNEB conclama as docentes da UNEB para participar desse momento histórico e extremamente necessário diante do cenário de desigualdades sociais e econômicas no qual as mulheres negras são as mais afetadas por violências como o feminicídio e a violência obstétrica, por exemplo. “A seção sindical se irmana à luta de mulheres negras de todo o Brasil e da América Latina e vai às ruas nessa segunda Marcha, em busca da reparação e pelo bem viver, tão necessários a nossas dignas existências”, destaca Karina Sales, Coordenadora Geral da ADUNEB.

Nova regra de progressões de carreira das/os servidores da Bahia não atinge a categoria docente
Publicada no Diário Oficial do Estado no último sábado (04), a nova regra de progressões de cargo para as/os servidoras/es da Bahia tem gerado dúvidas às professoras e aos professores da UNEB. A ADUNEB, com base nas orientações de sua assessoria jurídica, informa que o decreto que determina a concessão de progressões de carreira somente a partir de tempo mínimo dentro dos órgãos baianos e em um interstício de três anos não se aplica à categoria docente.

Convite – Celebração ao Dia das Professoras e dos Professores
Durante todo o ano, muitos são os nossos momentos de luta, de mobilização e união em defesa dos direitos da categoria docente. Agora, chegou a hora de novamente nos unirmos, mas com descontração e leveza, para celebrar o Dia das Professoras e dos Professores, em 15 de outubro.

ADUNEB repudia parlamentares que derrotaram a MP que taxaria os super-ricos, os bancos e as bets
A Coordenação da ADUNEB vem a público repudiar com veemência os parlamentares da Câmara dos Deputados, em Brasília, que nesta quarta-feira (08), retiraram da pauta e impediram a votação da Medida Provisória (MP) 1303. O projeto era considerado fundamental pelo Governo Federal que, a partir da aprovação, teria um aumento de arrecadação para 2026. A MP impactaria menos de 1% dos mais ricos, corrigindo injustiças tributárias e cobrando mais imposto dos bilionários, a faixa populacional que mais lucra no país.

Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

#PraCegoVer
#ParaQueTodosVejam
Card para demarcar a importância do 10 de Outubro – Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, frase que aparece logo no início do card. A ilustração tem em primeiro plano uma mulher negra, com foco principal na sua mão esquerda, que está aberta e estendida para frente, em um gesto claro de recusa. Sobre a palma dessa mão, há um grande 'X' desenhado em tinta vermelha, simbolizando o fim da violência. O rosto da mulher, ligeiramente desfocado, sugere seriedade. Próximo à mulher, tem um papel rasgado, com uma fonte que imita escrita manual, com a citação: “A vida começa quando a violência termina" (Maria da Penha).
À direita da imagem, estão destacados dados estatísticos em números grandes: 718 feminicídios, 33.999 estupros (187 por dia). Abaixo, em letras menores, a frase: "Dados do 1º semestre de 2025. Fonte: Mapa Nacional da Violência de Gênero."
No canto inferior esquerdo, a informação: LIGUE 180 - Central de Atendimento à Mulher. No canto inferior direito, a logo da ADUNEB


