ADUNEB convoca professoras para a Marcha das Mulheres Negras que acontece em novembro

Ouvir notícia

Após dez anos da primeira marcha, no próximo dia 25 de novembro acontece a Marcha das Mulheres Negras 2025, que pretende reunir mais de um milhão de mulheres em luta na capital do país. A ADUNEB conclama as docentes da UNEB para participar desse momento histórico e extremamente necessário diante do cenário de desigualdades sociais e econômicas no qual as mulheres negras são as mais afetadas por violências como o feminicídio e a violência obstétrica, por exemplo. “A seção sindical se irmana à luta de mulheres negras de todo o Brasil e da América Latina e vai às ruas nessa segunda Marcha, em busca da reparação e pelo bem viver, tão necessários a nossas dignas existências”, destaca Karina Sales, Coordenadora Geral da ADUNEB.

 Movimento construído por mulheres negras de todo o Brasil, a marcha tem como pontos centrais exigir políticas públicas de reparação como uma política de Estado, reconhecendo a dívida histórica com as mulheres negras; pautar o conceito de bem viver, um novo pacto civilizatório para toda a sociedade brasileira, onde as mulheres negras tenham seus direitos e sua dignidade garantidos; e o combate ao racismo e à violência, lutando contra as múltiplas formas de violência e racismo, que afetam desproporcionalmente as mulheres negras no país.

 A ADUNEB disponibilizará um ônibus que sairá do Campus I, em Salvador, no dia 23 de novembro, com retorno no dia 26. As docentes interessadas em participar devem se inscrever até o dia 10 de novembro através do email aduneb@aduneb.com.br manifestando interesse e informando nome completo, RG, CPF e telefone para contato. As passagens de ônibus de docentes filiadas do interior até Salvador deverão ser adquiridas diretamente por cada uma e os valores serão ressarcidos mediante o envio de recibo e dados do pix para o email da seção sindical. A hospedagem nos dias da atividade também será providenciada e subsidiada diretamente pela seção sindical.

 A Marcha das Mulheres Negras representa a força e potência para a construção de um novo futuro, onde seus direitos, vozes e presenças sejam inegociáveis. “Que em 2025 cheguemos a um milhão de mulheres nesse processo histórico que novamente impactará os rumos da organização política das mulheres negras no Brasil e na América Latina e nessa marcha também estará a ADUNEB, em nome do legado das que vieram antes de nós e contribuindo para a construção de um futuro em que a reparação e o bem viver sejam realidade. Ubuntu!”, destaca a coordenadora geral da seção sindical.

 

 

Voltar ao topo