Em 7 de setembro, a ADUNEB convoca a categoria docente para ocupar as ruas pela soberania nacional

Ouvir notícia

A ADUNEB convoca a categoria docente e convida os demais segmentos da comunidade acadêmica da UNEB a participar do Grito dos Excluídos e Excluídas 2025. Na Bahia, as atividades acontecerão tanto em Salvador quanto em municípios do interior. Organizado pelas frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, pelo Fórum das Centrais Sindicais e pela articulação do Grito dos Excluídos e Excluídas, o tema da mobilização será Brasil Soberano. O objetivo é ocupar as ruas de todo o país, neste 7 de setembro, para mostrar a indignação contra o ataque do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à democracia brasileira e à soberania nacional. Juntas e juntos, será demonstrado ao mundo que o Brasil é dos brasileiros. Em Salvador, a concentração está marcada para às 9h, no Campo Grande.

Para que este 7 de setembro seja um momento histórico, com inúmeras manifestações de afirmação da soberania da nação, de não ao golpe da extrema-direita e à ingerência estadunidense, a orientação da Coordenação da ADUNEB é que a categoria se incorpore aos atos locais em todo o estado da Bahia. Depois, poste fotos e vídeos no Instagram e marque @aduneb.oficial.

Docentes dos campi da UNEB do interior, filiados à Seção Sindical, que desejarem participar do ato em Salvador, precisam enviar e-mail à ADUNEB (aduneb@aduneb.com.br) ou entrar em contato com seu ou sua representante departamental, para indicação de nomes até esta quinta-feira (04), às 12h. As passagens terrestres intermunicipais devem ser adquiridas pelo docente, que será ressarcido mediante a apresentação do recibo. A hospedagem não será paga pela Seção Sindical.

O Grito

O Grito dos Excluídos e Excluídas teve início em 1994, a partir do processo da 2ª Semana Social Brasileira da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Segundo a organização do evento, a data de 7 de setembro foi escolhida justamente para fazer um contraponto ao Grito da Independência. A atividade, realizada em âmbito nacional, é composta por pessoas, entidades e movimentos sociais comprometidos com as causas dos segmentos excluídos da sociedade.

Voltar ao topo