Categoria conquista mais um avanço na implementação das progressões



Fruto da luta e da articulação da ADUNEB e toda a categoria, mais 30 implementações de progressão docente foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (15). Somadas à publicação desta quarta-feira (13) (leia aqui), o movimento docente da UNEB conseguiu garantir, em uma semana, a implementação de 218 progressões.
Até o início desta semana, as listas acumuladas de docentes aptas/os à progressão de carreira totalizavam 258. A ADUNEB agora segue a luta para zerar, com urgência, esse contingente acumulado no qual ainda constam 40 nomes à espera de publicação. Sempre atenta às necessidades de sua base, também seguirá dialogando e requerendo junto ao Governo do Estado, SAEB, Reitoria e PGDP melhorias nos processos de progressões e de todos os outros que influenciam diretamente a carreira e os direitos de professoras e professores das UEBA.
Além das progressões, o movimento docente avançou significativamente contra a precarização da carreira com a publicação do Projeto de Lei nº 25.907/2025, que estabelece o quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público das Universidades da Bahia (leia aqui). Esta ação é fundamental para que seja resolvido o destravamento das mais de 500 promoções represadas pela SAEB. Para a ADUNEB, as conquistas desta semana, que trouxeram resultados de grande relevância para a categoria, comprovam a potência da luta coletiva, da resistência, da escuta atenta à sua base e do diálogo para a construção de melhores condições de trabalho e contra a precarização da carreira e a perda de direitos.
