BOLETIM ADUNEB (11 a 17 de outubro)

Ouvir notícia

NÃO AO ENSINO COM MORDAÇA!

A liberdade de cátedra e a autonomia universitária vêm sofrendo ataques significativos com a ascensão da extrema-direita em diversos países. No Brasil, não tem sido diferente. Relatos de casos dessa natureza ligados a instituições de ensino superior são inúmeros e nesta semana a ADUNEB tomou conhecimento de um caso no âmbito da Universidade do Estado da Bahia.

Leia aqui 

 

ADUNEB conquista 261 promoções à categoria. Vitória é consequência da luta do Movimento Docente

Após um ano de muita luta do Movimento Docente, nesta terça-feira (14), foi finalizada a publicação das promoções docentes da UNEB no Diário Oficial do Estado. Na última sexta-feira (10), já haviam sido publicadas as primeiras 65 promoções de professoras e professores da Universidade do Estado da Bahia. No total, 261 docentes tiveram seus processos implementados apenas na UNEB.

Leia aqui 

 Docentes do Fórum das ADs, na galeria da Assembleia Legislativa, no dia da aprovação do PL

ADUNEB tem decisão favorável para conversão de licença-prêmio em pecúnia

A ADUNEB obteve decisão favorável em primeira instância, em ação judicial individual com pedido de conversão em pecúnia de licença-prêmio. O caso, acompanhado pela assessoria jurídica da seção sindical, é referente a uma docente aposentada. Os autos de nº 8120645-60.2024.8.05.0001 são datados em 12/06/2025.

Leia aqui 

 

ADUNEB ganha na justiça pedido de pagamento de férias

Em mais uma decisão favorável à ADUNEB, a seção sindical obteve êxito em um pedido de pagamento do 1/3 de férias, referente ao processo individual nº 8122024-36.2024.8.05.0001. A sentença, datada de 28/08/2025, está sendo acompanhada pela Assessoria Jurídica.

Leia aqui 

 

Publicadas promoções conquistadas pela luta do movimento docente

Após promulgação da Lei 14.969/2025, em 8 de setembro, que redefiniu o número de vagas nas cinco classes da carreira do magistério superior do Estado e possibilitou o destravamento das promoções, finalmente o governo da Bahia publicou em Diário Oficial as promoções de docentes que estavam represadas há longo período.

Leia aqui 

 

 

 

Versão E-mail
Voltar ao topo