ADUNEB repudia invasão à Venezuela e o colonialismo contemporâneo!



Donald Trump avançou sobre a América Latina ao invadir a Venezuela no último sábado (03) e demonstrou, mais uma vez, a brutalidade do imperialismo norte americano. O ataque desconsidera o Direito Internacional e marca o auge na escalada das tensões militares entres os dois países. Sob a falsa justificativa de combate ao tráfico, a invasão está centrada no interesse dos EUA pelo controle das vastas reservas de petróleo da Venezuela e na consolidação da hegemonia dos Estados Unidos na exploração das riquezas da região.
A invasão reacende debates que requerem atenção de toda a população sobre práticas colonialistas contemporâneas e se configura como um precedente perigoso para os demais países latino americanos. Além disso, a invasão coloca em destaque outras preocupações como possíveis crises humanitárias e migratórias, riscos de incidentes diplomáticos nas regiões de fronteira e impactos comerciais e econômicos, por exemplo.
Considerando esse nefasto ataque à soberania nacional, princípio fundamental da Carta das Nações Unidas, e os riscos humanitários, geopolíticos e econômicos que essa invasão representa para todo hemisfério, a ADUNEB repudia veementemente as ações dos Estados Unidos sob a gestão de Trump. Coloca-se, mais uma vez, ao lado daquelas/es que defendem a soberania nacional inegociável!


