Notícias

ADUNEB defende a educação pública e D.E. em sessão especial ao Dia do/a Professor/a na Alba



 Na sexta-feira (11) a sessão especial da Assembleia Legislativa em homenagem ao Dia do/a Professor/a teve a participação da ADUNEB, representada na mesa da solenidade pela coordenadora geral do sindicato, Ronalda Barreto. O evento foi uma organização conjunta da deputada Fabíola Mansur (PSB) e da APLB-Sindicato. Além de representações de várias entidades que atuam em defesa do ensino público, também fizeram parte da mesa o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, as deputadas federais Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB) e o vereador Silvio Humberto (PSB).
 
Aproveitando a presença do secretário da Educação, a coordenadora da ADUNEB defendeu a educação pública e fez críticas à Portaria 770/19, em que o governo da Bahia autoriza as Organizações Sociais (O.S.) a administrarem escolas públicas de vários municípios do estado. Em síntese, se a norma for aprovada, passará a ocorrer um processo de transferência de responsabilidade para o setor privado e de privatização dos recursos públicos.  Leia aqui a nota conjunta da ADUNEB e da APUB-Sindicato. 
 
Professora Ronalda Barreto
 
A professora Ronalda ainda tentou sensibilizar o secretário Jerônimo sobre a importância da Dedicação Exclusiva aos docentes das universidades estaduais da Bahia. Ela relembrou as atuais reuniões da mesa permanente de negociação, que pautam a implantação da D.E.. Frisou a necessidade de um desfecho favorável às discussões, pois, caso contrário, não será possível desenvolver na universidade ensino, pesquisa e extensão de qualidade, fator fundamental para o desenvolvimento econômico do estado.