Twitter Youtube
Receba o AdunebMail


Enviar Notícia para um amigo
Imprimir

Notícias

22/07/2016 15:47

Assembleia docente decide retorno às aulas


foto: Professores durante votação de retorno às aulas

 A assembleia geral da ADUNEB, realizada nesta sexta-feira (22), em Salvador, decidiu pelo retorno das atividades acadêmicas dos professores que estavam paralisados, devido ao corte das passagens intermunicipais dos docentes (leia mais). As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (25). A deliberação da categoria ocorreu, com base no comprometimento da reitoria da Uneb, em reunião com a diretoria do sindicato, em 16.07 (leia mais). Entre outros encaminhamentos, o reitor José Bites afirmou que os professores de todos os campi, que historicamente já tinham suas passagens compradas, continuarão a receber as mesmas até o final do semestre letivo. Enquanto isso, após a pressão do Movimento Docente (MD), reitoria e governo do estado tomarão providências para a resolução definitiva da questão.

Durante a reunião entre a diretoria da ADUNEB e a reitoria, em 16.07, o reitor citou que alguns poucos campi ainda tinham o problema, mas o gestor garantiu que a situação seria rapidamente solucionada.
 
Na assembleia desta sexta-feira (22) alguns docentes afirmaram possuir dúvida sobre o real valor dos custos das passagens, nos diversos departamentos. Diante do possível problema, a assembleia docente deliberou que a ADUNEB solicite a todos os departamentos uma planilha que conste quatro itens: 1) valor das passagens; 2) porcentagem do orçamento investido em passagem pelo departamento (especificado o que é estritamente à atividade de aula); 3) quantidade de professores que utilizam as passagens; 4) que tipo de ônibus é utilizado (leito/executivo/comercial) pelo docente.
 
Mobilização permanente
 
Embora a ADUNEB julgue positivo os encaminhamentos da reitoria sobre a questão das passagens, os professores demonstraram preocupação com a matéria publicada pelo site da Uneb, em 21.07, sobre o encontro do secretário da educação com os diretores de departamento. O texto cita a interrupção da compra de passagens e ressalta a urgência em resolver o problema, mas não faz referência aos encaminhamentos e comprometimentos do reitor com o Movimento Docente. A matéria afirma: “Uma política institucional de permanência de docentes nos campi do interior foi outro pleito do reitor ao secretário, acrescentando a urgência de ser resolvida – de forma legal e definitiva – a questão das passagens intermunicipais para docentes, concessão recentemente interrompida por resolução do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”.
 
A ADUNEB ressalta que, desde que o reitor cumpra com o compromisso acordado, a questão das passagens estará momentaneamente resolvida. Mas a garantia é somente pelo primeiro semestre letivo deste ano. Para a solução definitiva do problema será necessária uma mobilização permanente para pressionar a administração central e o governo do Estado.
 
Outros encaminhamentos
 
- Solicitar uma reunião com a Comissão de Avaliação Institucional para ampliar as discussões sobre mobilidade e condições de trabalho dos docentes da Uneb;
 
- Organizar um debate, para acontecer nos departamentos, sobre a complexa realidade da multicampia na universidade.
 
Ao final da assembleia a diretoria da ADUNEB informou que uma comissão, formada por representantes da reitoria e um diretor do sindicato, analisam uma nova resolução relativa ao preenchimento do PIT. Em data oportuna a ADUNEB proporcionará à categoria ampla discussão sobre o assunto. O mesmo também acontecerá sobre a Resolução 1.202/16, publicada no Diário Oficial do Estado, em 30.06.16, referente às exigências ao professor colaborador.
 


Fonte: ADUNEB

voltar

Outras Notícias

Aplicativo ADUNEB

Enquete

Logo publicaremos nova enquete. Aguarde!





Parse error: syntax error, unexpected '<' in /home/adune738/public_html/dominios/aduneb.com.br/incs/rodape.php on line 24