Twitter Youtube
Boletim Eletrônico
nome
email
Enviar Notícia para um amigo
Imprimir

Notícias

24/11/2014 11:07

Após primeira viagem do ADUNEB na Estrada sindicato cobra ações da reitoria


foto: ADUNEB na Estrada em Teixeira de Freitas

 A diretoria da ADUNEB, em 20.11, enviou ofício à reitoria, com cópia a Pró-Reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), em que solicita providências sobre algumas demandas urgentes da categoria docente. Dois pontos principais foram ressaltados: a necessidade do empenho político-orçamentário na implantação dos processos de alteração de regime de trabalho e a solução para os inúmeros problemas apresentados no preenchimento do novo Plano Individual de Trabalho (PIT). O ofício do sindicato já é uma ação dos professores após a primeira viagem realizada pelo ADUNEB na Estrada, em 17 e 18 deste mês, nos campi de Teixeira de Freitas e Eunápolis, respectivamente.

O projeto que coloca o sindicato na estrada irá a todos os campi da Uneb. Tem como alguns de seus objetivos conhecer de perto os problemas específicos de cada departamento, discutir as pautas do Movimento Docente (MD), disponibilizar orientação da assessoria jurídica no local aos professores sindicalizados e intensificar a campanha de filiação.
 
Alteração de regime de trabalho, promoção e progressão
 
Em contato, realizado em 20.11, a diretoria da ADUNEB reivindicou o comprometimento do reitor, José Bites, e do pró-reitor da PGDP, Marcelo Ávila, na implementação dos processos parados de alteração de regime de trabalho, promoção e progressão. 
 
Após a cobrança da ADUNEB, a PGDP informou que, segundo a Secretaria da Administração (SAEB), para o mês de dezembro estão previstas a promoção e progressão de dezenas de processos. Para discutir sobre a alteração de regime trabalho foi pré-agendada uma reunião, para a próxima semana, entre ADUNEB e reitoria. O sindicato ressalta que a liberação dos processos de carga horária não depende da disponibilidade de vagas, mas apenas do interesse e empenho financeiro da administração central. Até o mês de outubro a lista de professores da Uneb nessa situação já possuía 81 nomes (leia aqui matéria em que o sindicato denuncia o problema). Na reunião os professores também cobrarão uma resposta clara dos gestores sobre outra denúncia. Nas demais Universidades Estaduais da Bahia os docentes têm conseguido a implantação e o pagamento das alterações de regime de trabalho. Por que o problema acontece apenas na Uneb?
 
Nas visitas realizadas pelo ADUNEB na Estrada, em Teixeira de Freitas e Eunápolis, os docentes locais reforçaram a indignação da categoria com a SAEB, que não prioriza a educação. O inconformismo aumenta com o descaso político da Secretaria da Educação (SEC) e a falta de comprometimento da reitoria da Uneb, que pouco se manifestam e se sujeitam a ficar a espera dos acontecimentos.
 
Preenchimento do PIT
 
Na reunião pré-agendada para esta semana com a reitoria, a diretoria da ADUNEB também discutirá modificações e a reabertura do sistema eletrônico de preenchimento do PIT. Inúmeras críticas têm sido feitas pelos docentes, que encontram dificuldade com o novo sistema (leia mais).  
 
Outras lutas
 
Nas discussões do ADUNEB na Estrada os professores também abordaram outras pautas relativas à vida funcional da categoria. Entre os assuntos debatidos estavam auxílio-alimentação, pagamento da URV, luta pelo aumento do orçamento para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI), campanha salarial 2015 e Decreto de Contingenciamento Orçamentário.
 
Estatuinte
 
A discussão sobre necessidade de se implantar a Estatuinte na Uneb atraiu professores, estudantes e técnicos. A discussão iniciada na sede da ADUNEB, em 28.10, (leia mais) passa a ser ampliada aos campi. A presença da reitoria foi solicitada ao debate, no entanto não houve o comparecimento de seus representantes.
 
O sindicato defende a Estatuinte por ser a maneira mais democrática de se repensar a universidade e suas normas, com espaço de discussão para as vozes de professores, técnicos, estudantes e gestores. O Estatuto atual, reformulado em 2001, não corresponde as atuais necessidades da comunidade acadêmica e modelo de uma universidade moderna, pautada em alicerces democráticos e transparentes. 
 
Caetité
 
A próxima parada do ADUNEB na Estrada será no campus VI, em Caetité, no dia 02 de dezembro. Clique aqui e confira a programação.
 


Fonte: ADUNEB

voltar

Outras Notícias

TV ADUNEB

outros vídeos

Enquete

Logo publicaremos nova enquete. Aguarde!




by Jourdan DesignAssociação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia
Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula - CEP. 41195-001 - Salvador - BA
Telefax - (71) 3257-9333 / 5803. E-mail: aduneb@atarde.com.br