Twitter Youtube
Boletim Eletrônico
nome
email
Enviar Notícia para um amigo
Imprimir

Notícias

15/10/2014 12:52

Fórum das ADs discute agenda de lutas por orçamento e quadro de vagas docente


foto: Fórum das ADs estabele agenda de luta pelo orçamento

 O Fórum das ADs e o ANDES-SN fizeram reunião nesta segunda-feira, 13.10, na Uesc, em Ilhéus. Na pauta, entre outros pontos, estavam a avaliação das negociações com o governo estadual sobre o orçamento e a ampliação do quadro de vagas docente. O Fórum das ADs é um espaço de discussão e construção da luta do Movimento Docente (MD), composto pela ADUNEB e pelas demais Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).

Segundo os professores, a conquista dos R$ 7,8 milhões arrancados do governo, em setembro, (leia mais) como reposição de parte dos cortes orçamentários realizados pelo Estado é analisada como uma vitória do MD. Do valor citado, R$ 2,9 milhões foram destinados à Uneb. Porém, o montante não supri as necessidades e não resolve nem os problemas emergenciais das Ueba, pois o recurso não foi destinado para custeio e investimento.
 
Devido ao cenário de crise financeira das universidades estaduais, as ações de reivindicação e pressão ao governo continuarão a ocorrer. Uma nova agenda de lutas foi discutida em que constam, entre outras ações, campanha de mídia para reforçar a denúncia sobre a crise financeira das Ueba, mobilizações internas e externas às universidades e ações de pressão tanto às secretarias de governo quanto na assembleia legislativa.
 
Cobrança aos reitores
 
Outra ação do MD será cobrar do Fórum dos Reitores uma participação mais incisiva na reivindicação pelo aumento orçamentário e pela ampliação do quadro de vagas. As duas bandeiras de luta interessam diretamente a toda a universidade. Para os docentes, não basta apenas que reitores afirmem o apoio às reivindicações, é necessário fazer parte do processo, tomar um posicionamento público, atuar em defesa das Ueba tal qual o cargo em que foram empossados exige. É inadmissível que o Fórum dos Reitores fique a reboque dos acontecimentos. 
 
Dia Estadual de Luta 
 
Em concordância com os encaminhamentos do Encontro Nacional de Comunicação (ENE), a ADUNEB e as demais Universidades Estaduais da Bahia, em 28 de outubro, farão o Dia Estadual de Luta em defesa da Educação Pública.
 
Na data indicada (28) as Associações Docentes da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc farão panfletagem nos campi para denunciar o descaso do governo Jaques Wagner com a educação pública superior. Nesse dia as atividades acadêmicas ocorrerão normalmente. Os professores reivindicam o aumento do repasse orçamentário para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos; e a ampliação do quadro de vagas docente. Para a atividade de mobilização, além da panfletagem, o MD de cada campi tem a liberdade para desenvolver outras ações que façam a denúncia sobre a crise financeira das universidades. 
 

 



Fonte: ADUNEB

voltar

Outras Notícias

TV ADUNEB

outros vídeos

Enquete

Logo publicaremos nova enquete. Aguarde!




by Jourdan DesignAssociação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia
Estrada das Barreiras s/n - Uneb - Cabula - CEP: 41150-350
Salvador - Bahia. Tele/fax: (71) 3257-9333 / 5803. Email: aduneb@atarde.com.br