Twitter Youtube

AdunebMail

Enviar Notícia para um amigo
Imprimir

Notícias

01/06/2015 22:41

ADUNEB participa, em várias regiões da Bahia, do Dia Nacional de Paralisações (29/05)


foto: Manifestantes ocupam a Av. Tancredo Neves em Salvador

 O Dia Nacional de Paralisações que aconteceu na sexta-feira, 29.05, em todos os estados do país, mostrou que cresce a construção da luta unitária e da greve geral por pautas comuns em defesa da/o trabalhadora/or. Inúmeras categorias pararam suas atividades e ocuparam as ruas para protestar contra a política educacional, econômica e os ataques do governo Dilma aos direitos das/os trabalhadoras/es. Na Bahia, as/os professoras/es da ADUNEB, assim como das demais Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), em greve desde o dia 13 do mês passado, aderiram ao movimento e realizaram reivindicações em várias cidades do território baiano. A ação das/os professoras/es também fez parte da Semana de Mobilização e Luta das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes), organizada pelo ANDES-SN. O Dia Nacional de Paralisação foi organizado pela CSP-Conlutas, CUT, CTB, Nova Central, UGT e Intersindical.

Nos atos públicos as/os professoras/es das Ueba, assim como as outras categorias da classe trabalhadora presentes nas manifestações, denunciaram os ataques do governo Dilma Rousseff. Os pontos centrais foram o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30, conhecido como Lei das Terceirizações, as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que retiram direitos trabalhistas e previdenciários, e os ajustes fiscais. As/Os professoras/es das estaduais baianas reivindicaram ainda a valorização da carreira docente e da educação pública superior de qualidade. 



Em defesa dos direitos trabalhistas

ADUNEB na luta

As/Os professoras/es da ADUNEB, coerentes com os mais de 30 anos de história de luta do sindicato, marcaram presença com ações tanto no ato de Salvador quanto no interior do estado. As/Os docentes, apoiados por estudantes e técnicas/os da comunidade acadêmica, utilizaram faixas, bandeiras, cartazes, colantes, panfletos e carros de som para denunciar o descaso do governo Rui Costa com o orçamento das Ueba. Exigiram ainda o aumento do repasse de recursos para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). Veja abaixo algumas das inúmeras atividades que participaram as/os professoras/es da ADUNEB.

Salvador – Na capital do estado as/os docentes da ADUNEB, às 7h, iniciaram o dia com panfletagem e carro de som em frente à universidade. No período da tarde, junto a movimentos estudantis, sindicais e populares, participaram da grande passeata que foi do Iguatemi ao Stiep.


Segundo os organizadores, cerca de duas mil pessoas participaram da passeata em Salvador

Alagoinhas – A união de professoras/es e estudantes, com o apoio de vários sindicatos locais, a exemplo dos rodoviários, comerciários e Sindiflora possibilitou a realização de um ato público e passeata de boa visibilidade no centro da cidade. 



Barreiras – As/Os professoras/es em entrevistas pela manhã, além de denunciarem a crise orçamentária das Ueba e a falta de vontade política do governado estadual, convidaram a população para o Ato em Defesa da Educação Pública, que foi realizado no período da tarde. A atividade aconteceu em parceria com a Ufob e o Ifba.



Bom Jesus da Lapa – Em ação conjunta com as/os estudantes e docentes do IF Baiano, Ufob e educação básica do município, as/os professores da ADUNEB participaram de entrevistas em rádios da cidade e depois realizaram passeata. A atividade teve excelente participação e ultrapassou as expectativas das/os organizadores.



Eunápolis – A luta unificada pela educação e o protesto contra os ataques do governo Dilma à classe trabalhadora ocuparam as ruas da cidade. Vários representantes de entidades e sindicatos, como bancários, agentes de saúde e estudantes somaram forças na reivindicação.


 
Jacobina – As/Os professoras/es e estudantes da Uneb e do IFBaiano em unidade de luta, realizaram ato público na Praça Rio Branco. Depois, em passeata e utilizando carro de som, faixas e panfletos saíram pelas ruas do centro da cidade.  



Juazeiro – As/Os docentes da ADUNEB, em Juazeiro, participaram de ato que contou com a presença de diversos sindicatos, organizações e movimentos sociais. A ação aconteceu no centro do município e foi finalizado na Ponte Presidente Dutra, que liga as cidades de Juazeiro e Petrolina.


 
Teixeira de Freitas – As manifestações em Teixeira de Freitas também foram fortes. Um ato unificado marcou a defesa dos interesses das/os trabalhadoras/es. Aproveitando a presença do governador Rui Costa na cidade, as/os professoras/es conseguiram fazer manifestação diante do governador (leia aqui).



Valença – Professoras/es, estudantes, técnica/o-administrativas/os e terceirizadas/os do campus XV fizeram atividades de reivindicação em conjunto. Após ato público realizado na praça central da cidade, os manifestantes saíram em passeata. 
 
 


Fonte: ADUNEB

voltar

Outras Notícias

TV ADUNEB

outros vídeos

Enquete

Logo publicaremos nova enquete. Aguarde!




by Jourdan DesignAssociação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia
Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula - CEP. 41195-001 - Salvador - BA
Telefax - (71) 3257-9333 / 5803. E-mail: aduneb@atarde.com.br