Notícias

MD discute estratégias em defesa dos direitos trabalhistas da categoria docente



 O Movimento Docente (MD) da Uneb, preocupado com a retirada de direitos trabalhistas, promovida pelo governo Rui Costa, e como isso tem impactado na realidade da categoria, fez reunião na terça-feira (14), na sede da ADUNEB. Na pauta estavam assuntos como a grande quantidade de processos parados relativos às promoções, progressões, alterações de regime de trabalho e adicionais de insalubridade. 

Após longa discussão, que contou a participação de professores de oito campi, foram realizados encaminhamentos importantes no sentido de avançar na organização das luta docente. Para ampliar a discussão e avançar na construção de estratégias que atuem na garantia dos direitos trabalhistas, uma assembleia geral será convocada em breve para discutir a questão. 
 
Além da assembleia, a ADUNEB também solicitará junta à Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) uma lista atualizada dos diversos processos parados de promoção, progressão e alteração de regime de trabalho. Outra ação será a criação de um grupo de trabalho jurídico com o objetivo de analisar a viabilidade de ações jurídicas, que possam auxiliar a categoria docente nas citadas questões trabalhistas. A atividade terá a coordenação da ADUNEB, porém aberto a professoras/es da área do direito que queiram participar das discussões.
 
A ADUNEB ressalta que a pauta dos direitos trabalhistas é uma reinvindicação já incorporada na pauta 2017 do Fórum das ADs que, inclusive, já foi protocolada pelo Movimento Docente junto ao Governo do Estado (leia mais). Para a diretoria da ADUNEB, sempre foi uma prioridade do sindicato a luta em defesa dos direitos docentes e pela garantia da educação superior pública, gratuita e de qualidade. Nesse atual cenário político de profundas retiradas de direitos, a união de todas/os em defesa da categoria se faz ainda mais necessária. É preciso o fortalecimento do sindicato enquanto espaço legítimo de luta, assim como a união do Movimento Docente, no enfrentamento aos ataques promovidos pelos governos estadual e federal, aos servidores públicos.