Notícias

Discussões avançam e Uneb se compromete em comprar passagem docente



 A reunião realizada entre a ADUNEB, reitoria e Secretaria Estadual da Educação (SEC), nesta manhã de quarta-feira (01), avançou na busca por uma solução para o problema da compra de passagens intermunicipais aos professores da Uneb. A questão impacta docentes de vários campi, que necessitam de deslocamento para exercerem suas atividades acadêmicas.  

A conversa entre ADUNEB, reitoria e SEC aconteceu após o Movimento Docente, em assembleia geral, em 15 de dezembro (leia mais), ter aprovado que as aulas não retornariam na próxima segunda-feira (06), caso a aquisição de passagens não fosse garantida pela Uneb. O protesto seria realizado em todos os campi em que os professores são prejudicados pelo corte de passagens.
 
Após a cobrança ao subsecretário da educação, Nildon Pitombo, feita tanto pela ADUNEB quanto pela reitoria, o representante do governo estadual entregou o ofício Nº 009 (leia aqui), ao reitor José Bites, que auxilia na segurança jurídica que permite à compra das passagens pela Uneb. Segundo Pitombo, a aquisição dos bilhetes para transporte terrestre pode ser feito pela reitoria, enquanto for válido o efeito suspensivo, atualmente em vigor, que protege os professores da determinação do corte das passagens pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). 
 
Pitombo informou ainda que o governo estuda uma regulamentação definitiva à questão. Já na próxima segunda-feira (06) o subsecretário da educação fará uma reunião com o superintendente de recursos humanos da Saeb, Adriano Tambone, em que a pauta será a resolução das passagens docentes da Uneb. Logo após, na sexta-feira (10), representantes da ADUNEB e da Comissão de Passagens também farão reunião com Tambone sobre o mesmo assunto.
 
Ainda nesta quarta-feira (01), no período da tarde, após uma reunião por videoconferência sobre essa questão, o reitor Bites, por telefone, garantiu ao diretor da ADUNEB, Milton Pinheiro, que a administração central, em articulação com os departamentos, fará a aquisição das passagens aos docentes. De acordo com o reitor, os departamentos que já efetuavam a compra das passagens e que tiverem algum problema no orçamento deverão entrar em contato com a administração central. 
 
Apesar do aparente avanço em direção à resolução da questão, o Movimento Docente da Uneb continua alerta e mobilizado. A assembleia geral da categoria, realizada também nesta tarde de quarta-feira (01), ratificou a deliberação da assembleia do dia 15 de dezembro. Caso as passagens não forem garantidas, os professores de todos os campi prejudicados pelo problema, nesta próxima segunda-feira (06), não iniciarão as atividades acadêmicas.
 
Assembleia desta quarta-feira (01) reforçou deliberação da AG passada. Sem passagens 
professores prejudicados pelo corte não retornam às atividades acadêmicas