Notícias

ADUNEB nos Campi – Seção Sindical fez reuniões locais com docentes de Brumado, Caetité e Guanambi



 Atenta às demandas da categoria docente e para analisar de perto as dificuldades que enfrentam as/os professoras/es do interior, a atual coordenação da seção sindical iniciou as reuniões do projeto ADUNEB nos Campi. Representada pelo Coordenador Geral, Clóvis Piáu, nesta semana, a entidade fez reuniões em Brumado, na terça-feira (19), e nas cidades de Caetité e Guanambi, na quarta-feira (20). Também estiveram presentes nas atividades as três coordenadoras das subseções departamentais da ADUNEB, nos respectivos campi, Maria Angélica Fernandes, Núbia Maria de Brito e Dinalva Macedo.

Os três campi da Uneb visitados pertencem à região do Sertão Produtivo. A proposta da ADUNEB é, até o final da gestão, percorrer todos os campi da UNEB, nos nove territórios de identidade. Para a Coordenação da seção sindical, a ADUNEB itinerante é fundamental para intensificar a escuta à base e, também, esclarecer as dúvidas relacionadas ao trabalho sindical e às lutas coletivas. 

Pauta 2024

A pauta de reivindicações 2024 foi um dos principais pontos dialogados em todos os campi. Na ocasião, Clóvis Piáu explicou todos os itens da pauta e ressaltou o descaso do governo em abrir a mesa de negociação. De maneira incansável, desde o início do Governo Jerônimo Rodrigues, em 2023, a ADUNEB e o Fórum das ADs reiteram o protocolo da pauta nas secretarias de governo e solicitam a abertura das negociações. Neste ano, os principais pontos são recomposição salarial; garantia de direitos trabalhistas; financiamento; autonomia financeira, administrativa e acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs). Leia aqui LINK a pauta 2024 protocolada no Governo.
 
Reunião de Brumado
Salário

O principal item da pauta é a recomposição das perdas salariais acumuladas desde 2015, que eram pagas até o governo de Jacques Wagner e, a partir do governo de Ruy Costa, passaram a ser negadas. Cálculos do DIEESE mostram a necessidade de reajuste entre 42,02% e 42,46%, a depender da classe em que o docente se encontra.

Sucateamento das UEBAs

Outro ponto abordado nas reuniões foi o desmonte das universidades estaduais baianas como política educacional. “Fizemos um comparativo em relação ao financiamento das UEBAs. Enquanto a Secretaria de Fazenda vai à imprensa para enaltecer as finanças públicas do Estado, por outro lado, na prática, tem-se um desinvestimento das nossas universidades. O repasse da Receita Líquida de Impostos, em 2017, era de 4,87%. Após anos seguidos de declínio, em 2021, caiu para 3,28%”, explicou o professor Piáu.

Mobilizações e atividades híbridas

A ausência de uma maior mobilização nos campi é algo que a categoria demonstrou preocupação nas reuniões. Nesse sentido, as dificuldades inerentes à multicampia da UNEB se apresentam como um ponto importante. Sobre o tema, a ADUNEB esclareceu que, embora esteja atenta à contemporaneidade e as novas ferramentas tecnológicas, que permitem atividades híbridas, maior integração e fomento das mobilizações, a seção sindical é submetida às normas ultrapassadas do Estatuto do ANDES-SN, que proibi reuniões e assembleias híbridas. A Coordenação da ADUNEB, dentro das suas limitações orçamentárias, tem o compromisso de continuar o total empenho para a intensificação da mobilização em defesa dos direitos da categoria.

Prof. Clóvis Piáu e docentes de Caetité
Questões jurídicas

A categoria também manifestou várias dúvidas relacionadas a questões jurídicas, as quais foram respondidas às/aos docentes presentes nas reuniões, a exemplo de licença-prêmio, alíquota de desconto na aposentadoria, auxílio alimentação, entre outras. Devido à importância dos temas e a possibilidade de as dúvidas permearem mais professoras/es, a ADUNEB publicará, em breve, uma nota com os esclarecimentos necessários.

ADUNEB em seu Campus

Para agendar uma reunião do projeto ADUNEB nos Campi, em seu Departamento, a Coordenação da seção sindical solicita que as/os docentes do interior entrem em contato com as representações locais da entidade. O contato também pode ser realizado pelo e-mail: aduneb@aduneb.com.br .