Aduneb-Mail

BOLETIM ADUNEB (20 A 26 DE ABRIL)

 

VITÓRIA! PRESSÃO JUDICIAL E MOBILIZAÇÃO FAZEM GOVERNO IMPLEMENTAR MUDANÇAS DE REGIME DE TRABALHO

Pressionado pelo aumento da mobilização do Movimento Docente e pela terceira ação judicial vitoriosa da ADUNEB, o Governo do Estado da Bahia não teve alternativa a não ser a implantação de todos os processos docentes de alteração de regime de trabalho, das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs), que estavam contingenciadas na SAEB, desde 2015. A publicação saiu no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (26). A ação é considerada uma importante vitória da ADUNEB e das demais Associações Docentes ADUFS, ADUSB e ADUSC.





ADUNEB FARÁ SEMINÁRIO SOBRE PAD E CARREIRA PROFISSIONAL DOCENTE

Para iniciar as atividades da ADUNEB em alusão ao mês da trabalhadora e do trabalhador, a seção sindical convida a categoria docente para o seminário “O PAD e a carreira profissional da/o professor/a. Uma discussão necessária nas universidades estaduais no Brasil”.  O evento híbrido será realizado a partir do auditório da ADUNEB, no Campus da UNEB de Salvador, na quinta-feira (02) e sexta-feira (03), das 14h às 18h. A organização é do Grupo de Trabalho de Formação Política, da seção sindical, e da professora Maria Izabel de Araújo, Coordenadora da pasta de Formação Político-Sindical e Relações Intersindicais.





ADUNEB DELIBERA PELA INTENSIFICAÇÃO DA LUTA POR RECOMPOSIÇÃO SALARIAL

Se por um lado a intensa mobilização das universidades estaduais fez com que o Governo do Estado da Bahia apresentasse propostas à categoria depois de um longo silêncio; por outro, docentes não demonstram satisfação com a falta de diálogo e com proposições que não atendem, de fato, à pauta de reivindicações das UEBAs. Nesta quarta-feira (24), professoras(es) filiadas(os) da ADUNEB deliberaram em assembleia geral pela intensificação da luta pela recomposição salarial, que acumula perdas de quase 50% nos últimos anos, e a cobrança pela reinstalação da mesa permanente de negociação, um acordo estabelecido na greve de 2019, descumprido no Governo Rui Costa e negligenciado também pelo atual Governador Jerônimo Rodrigues.



 Assembleia docente híbrida realizada na quarta-feira (24)
 
 
FORÇA DO MOVIMENTO DOCENTE FAZ GOVERNO APRESENTAR PROPOSTA PARA REGIME DE TRABALHO DE D.E.

A força da mobilização de professoras e professores das Universidades Estaduais da Bahia fez o governo se movimentar e apresentar uma proposta para o entrave da mudança de regime de trabalho para Dedicação Exclusiva (D.E.). Em reunião entre a Secretaria de Educação (SEC) e o Fórum das ADs (FAD) nesta terça-feira (23), a SEC se comprometeu a zerar a fila atual de pedidos (que é de quase 300, segundo números do governo) e apresentou uma metodologia para as novas solicitações de D.E. Entenda mais abaixo.





FUNCIONALISMO PÚBLICO FAZ MANIFESTAÇÃO NO CAB, INTENSIFICA A UNIDADE DE LUTA E MOBILIZAÇÃO

Com muita indignação e gritos de ordem como: “Servidor na rua, Jerô a culpa é sua”, representantes da ADUNEB e das demais associações docentes (ADUFS, ADUSB e ADUSC), que integram o Fórum das ADs, ocuparam as ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), na manhã desta quinta-feira (18), em Salvador. A ação somou forças a outros cinco sindicatos do funcionalismo estadual na reivindicação sobre o pagamento do reajuste da inflação para as mais de 370 mil servidoras/es públicas/es estaduais.



Parte das/os docentes da UNEB que somaram forças ao protesto do funcionalismo público no cAB


FÓRUM DAS ADS NEGA PARTICIPAÇÃO EM RESPOSTA DA FESPEBA À PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL

 O Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia – Fórum das ADs - FAD vem a público negar participação em ofício assinado pela Federação das Entidades Sindicais dos Servidores do Estado da Bahia - FESPEBA, cujo conteúdo trata da proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo da Bahia ao funcionalismo público.





SOLIDARIEDADE ÀS/AOS DOCENTES EM GREVE DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO CEARÁ

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB) vem a público manifestar solidariedade às/aos professoras/es em greve das universidades Estadual do Ceará (UECE), Regional do Cariri (URCA) e Vale do Acaraú (UVA). Depois de inúmeras tentativas frustradas de diálogo com o governador Elmano de Freitas, o Movimento Paredista teve início de maneira legítima em 04 de abril, após assembleias da categoria realizadas anteriormente, conforme determina a lei. 


Versão E-mail