Notícias

ADUNEB convoca assembleia para discutir paralisações docentes



 A Coordenação Executiva da ADUNEB convoca professoras e professores da UNEB a comparecerem na Assembleia Geral Docente, a ser realizada na sede da seção sindical, no Campus de Salvador, na segunda-feira (09), a partir das 16h30. A pauta abordará as negociações com o governo e a proposta, encaminhada pelo Fórum das ADs, de paralisações acadêmicas nos dias 18 de outubro e 21 de novembro. A assembleia será híbrida, porém, por respeito às normas impostas pelo ANDES-SN, somente quem estiver presencialmente na ADUNEB terá direito ao voto. Docentes dos campi do interior que vierem para a assembleia terão seus gastos com passagens de ônibus intermunicipais ressarcidos pela seção sindical. Leia aqui o edital

Segundo as representações do Fórum das ADs, as paralisações são necessárias devido à falta de empenho do governo estadual nas negociações e as constantes negativas à pauta do Movimento Docente. Na terça-feira (26), na terceira reunião entre as representações sindicais e o governo, todos os quatro itens da pauta não avançaram. As discussões abordaram os temas dedicação exclusiva; insalubridade e periculosidade; mobilidade; e ainda, transporte docente (leia aqui mais informações sobre a reunião).
 
 O Movimento Docente busca de maneira incansável avançar no diálogo e nas negociações. O primeiro contato com o atual governador foi realizado no ano passado, em 26 de setembro, ainda durante a campanha eleitoral, momento em que o Fórum das ADs enviou a Carta aos Candidatos. A pauta com as reivindicações da categoria foi protocolada na Governadoria e nas secretarias de governo em 1º de dezembro e, posteriormente, em 11 de janeiro. A primeira reunião foi em 23 de janeiro, mas, como frisaram os representantes do Palácio de Ondina, tendo apenas caráter de diálogo e não de negociação. Do citado momento até os dias atuais, não houve nenhum avanço. Além das três reuniões realizadas, outras duas foram desmarcadas pelos prepostos do governo.