Notícias

Eleições nacionais para Conselhos Tutelares acontecem neste domingo (1º)



 Acontece neste domingo (1º), em todo o território nacional, das 8h às 17h, as eleições unificadas para os Conselhos Tutelares. Na Bahia, 223 municípios estão aptos a realizar as eleições. Todo o pleito contará com o auxílio das urnas eletrônicas, da experiência e confiabilidade do Tribunal Superior Eleitoral. A ADUNEB conclama a categoria docente e convida os demais segmentos da comunidade acadêmica a comparecerem às urnas e votarem nas/os candidatas/os que defendem as pautas progressistas da sociedade.

Após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro nas urnas, uma das tarefas das instituições e movimentos políticos do campo progressista é derrotar os bolsonaristas e as frações reacionárias da sociedade nas ruas. Os Conselhos Tutelares são espaços políticos estratégicos e muito disputados por representantes da extrema-direita. Assim, urge a necessidade de uma votação expressiva em quem defende uma sociedade justa, democrática e igualitária.

As eleições para os Conselhos Tutelares ocorrem a cada quatro anos, sempre no ano posterior à última eleição presidencial. O voto é facultativo e pode participar todo/a eleitor/a que estava em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 03 de julho deste ano. Mais informações sobre a eleição nacional unificada, a exemplo de locais de votação, podem ser encontradas nos sites das prefeituras municipais ou dos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Para descobrir em que local votar, em Salvador, clique aqui  . 

Segundo divulgação da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, “Os conselhos tutelares são órgãos permanentes, autônomos e zelam pelo direito das crianças e dos adolescentes. Entre outras funções, o Conselho Tutelar é responsável por fiscalizar e monitorar entidades de atendimento infanto-juvenil tanto do poder público, quanto da sociedade civil”. Atualmente o país possui 6.100 conselhos tutelares, localizados em 5.570 municípios e entidades administrativas. Cada conselho possui 5 membros titulares.