Notícias

ADUNEB escutará aposentadas/os para que contribuam com a Estatuinte da UNEB



 Um momento de partilha de conhecimentos, aprendizado de saberes e contribuições para a Estatuinte da UNEB. Assim será a roda de conversa com as/os docentes aposentadas/os da universidade. Organizada pela ADUNEB, na atividade o Movimento Docente fará a escuta sensível às professoras e aos professores que vivenciaram o nascimento da UNEB e ajudaram a construir os seus 40 anos de história. O evento será aberto a toda a comunidade acadêmica, realizado de maneira híbrida, nesta sexta-feira (29), às 16h, no auditório da ADUNEB, no campus de Salvador. Um sarau acarinhará os presentes ao final dos trabalhos.

Para o Coordenador de Comunicação, Imprensa e Eventos da ADUNEB, João José Borges, a atividade tem o objetivo de fortalecer o debate acerca da Estatuinte. “É fundamental contar com a presença, a sabedoria e os ensinamentos daquelas e daqueles que vieram antes. Honrar a precedência dessas pessoas que vivenciaram a construção da UNEB é essencial à nossa seção sindical e ao processo de construção do novo Estatuto da universidade”.

Sobre as discussões da Estatuinte, João Borges ressalta que este é um momento fundamental de diálogo da UNEB com a comunidade acadêmica e, também, da ADUNEB com toda a categoria docente. “A gestão da seção sindical que nos antecedeu já havia feito um qualificado e extenso trabalho. Após muito diálogo com os diversos campi e Departamentos da instituição, foi elaborado um documento chamado ‘Avaliações e reivindicações da categoria docente’, que surgiu por meio do Simpósio ‘A UNEB que temos, a UNEB que queremos. Perspectivas de futuro em tempos pandêmicos’ (leia aqui). Agora, vamos avançar desse diálogo, fechar as propostas do Movimento Docente e fazer a defesa de nossas reivindicações durante a construção do novo Estatuto da universidade”, encerrou o professor.