Notícias

ADUNEB recebe moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista



O legado de lutas da ADUNEB na defesa dos direitos docentes e de uma universidade pública de qualidade, democrática, inclusiva e auto referenciada, foi reconhecido pela Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. A seção sindical recebeu uma moção de aplausos nesta sexta-feira (25). Trata-se de uma homenagem ao Renova ADUNEB, grupo político que está em sua terceira gestão à frente do sindicato, que foi proposta pelo mandato do Vereador Alexandre Xandó, também professor do Curso de Direito do Campus de Brumado da Universidade do Estado da Bahia. 

A ADUNEB foi representada na sessão ordinária da Câmara pelo Coordenador Geral da ADUNEB, professor Clóvis Piáu; e pelas professoras Núbia Maria de Brito e Maria Goreth Nery Silva, representantes departamentais do sindicato no campus de Caetité, e Marluce Santana, de Ipiáu. Clóvis Piáu destacou a importância da homenagem, consequência do engajamento histórico da ADUNEB em defesa da categoria docente e, além de agradecer a moção recebida, destacou conquistas recentes, entre elas, a posse de professoras(es) do concurso docente 2022 da UNEB e a aprovação de 287 promoções. 

O coordenador sindical também enfatizou na sessão os avanços necessários e que requerem reconhecimento e ação do poder público, reivindicando do Governo do Estado os 7% da RLI, uma das lutas que vêm sendo travadas pelo conjunto das universidades estaduais da Bahia. "A defesa da educação perpassa por respeitar professores de todos os segmentos: da educação infantil, da educação básica e do ensino superior. Não existe desenvolvimento sem respeito à educação e às professoras e professores. Nosso trabalho não é 'só' dar aula. Nós somos agentes do desenvolvimento da nossa região. Se queremos um Estado forte, que invistamos em educação", encerrou o Coordenador Geral da ADUNEB. 

História 
A ADUNEB completará 42 anos de luta e resistência em dezembro de 2023. A história da seção sindical é pautada na defesa dos direitos da categoria docente e da educação pública superior de qualidade, gratuita, popular, inclusiva e socialmente referenciada. Além disso, tem como diretriz a construção de um sindicato autônomo, classista, combativo e que caminhe no sentido da unidade entre trabalhadoras/es do campo e da cidade, do setor público e do privado, bem como de formalizadas/os e precarizadas/os. A assembleia de fundação da ADUNEB ocorreu em 17 de dezembro de 1981. Na ocasião, foi aprovado o estatuto da Associação dos Docentes da SESEB - ADOS, o embrião da atual seção sindical.