Notícias

História de luta da ADUNEB será homenageada pela Câmara de Vereadoras/es de Vitória da Conquista



 O reconhecimento da história de luta e da disposição da ADUNEB em defender a categoria docente da Universidade do Estado da Bahia. A Câmara de Vereadoras/es de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (25), às 9h, fará a entrega de Moção de Aplausos a Coordenação Executiva da ADUNEB. A homenagem foi iniciativa do mandato do Vereador Alexandre Xandó, que também é professor do Curso de Direito do Campus de Brumado.

Militante histórica do Movimento Docente, a ex-coordenadora geral da ADUNEB nas últimas duas gestões, de 2018 a 2022, Ronalda Barreto comentou sobre a homenagem à seção sindical e recordou momentos importantes da luta dos últimos anos. “Fico feliz com o reconhecimento do nosso trabalho no enfrentamento à dureza do Governo Rui Costa, com Reforma da Previdência, retirada de direitos, ingerência na autonomia universitária, e, também, a duríssima greve de 2019. Tudo isso em pleno fascismo!”, ressaltou.

A professora Ronalda relembrou ainda outras conquistas e avanços. “Organizamos a ADUNEB do ponto de vista administrativo e financeiro, recuperamos o entusiasmo e a dedicação da equipe de funcionárias e funcionários, ampliamos a participação, fortalecemos a articulação com outros sindicatos, estreitamos os laços com os movimentos sociais e democratizamos as decisões. Muito orgulho dessa trajetória! Muita gratidão às companheiras e aos companheiros de gestão e as nossas estimadas apoiadoras e apoiadores”. A militante finaliza: “Reconhecemos o trabalho e agradecemos também as valorosas e os valorosos companheiros que vieram antes de nós. O resultado é o reconhecimento da categoria. Obrigada a cada uma e cada um que contribuiu para o sucesso até aqui alcançado. É uma vitória do coletivo! ”. 

História 

A ADUNEB completará 42 anos de luta e resistência em dezembro de 2023. A história da seção sindical é pautada na defesa dos direitos da categoria docente e da educação pública superior de qualidade, gratuita, popular, inclusiva e socialmente referenciada. Além disso, tem como diretriz a construção de um sindicato autônomo, classista, combativo e que caminhe no sentido da unidade entre trabalhadoras/es do campo e da cidade, do setor público e do privado, bem como de formalizadas/os e precarizadas/os. A assembleia de fundação da ADUNEB ocorreu em 17 de dezembro de 1981. Na ocasião, foi aprovado o estatuto da Associação dos Docentes da SESEB - ADOS, o embrião da atual seção sindical.