Notícias

Nas ruas, entre Bandeiras e Feijoada: o Dois de Julho e a aprendizagem política



Coabitar um espaço social, político e cultural de celebração do Dois de Julho em um Cortejo repleto da diversidade das lutas e aspirações históricas do povo brasileiro – esse foi o principal propósito da participação da ADUNEB, com o Fórum das ADs e demais servidores públicos estaduais, na data essencial para a reafirmação de nossa identidade cultural na terra-mãe do país. Do Largo da Lapinha ao CEPAIA, nossas sindicalizadas e sindicalizados participaram ativamente da passeata, empunhando nossas bandeiras de luta, em suas diversas matizes: bandeiras multicoloridas, expressando nosso apoio às “causas indígenas”, ao “vidas negras importam”, ao “viva com orgulho (LGBTQIAPN +)”, “ao movimento das mulheres”. Elas estavam ali presentes, povoando o ar em meio a tantas bandeiras outras, irmanadas por um sentimento de partilha, de solidariedade, de justiça social.

Seguindo a tradição das gestões anteriores (Renova), a diretoria atual da ADUNEB ofereceu uma feijoada para suas sindicalizadas e sindicalizados, a fim de nutrir as guerreiras e guerreiros. No espaço em que a feijoada foi ofertada, a diretoria executiva se empenhou na organização com fins de evitar desperdício e garantir que todos os manifestantes usufruíssem da confraternização. Para tanto, as pessoas filiadas foram convocadas a fazer inscrição amplamente divulgada, ainda que tenham sido distribuídas camisetas ao longo do cortejo. Esse mecanismo auxiliou a diretoria reconhecer filiadas/os entre tantas pessoas que também compartilharam de nossa feijoada. Afinal, nossa ADUNEB/UNEB é grande!

Nesse momento maravilhoso de partilha, em que foi possível celebrar o encerramento da nossa participação no cortejo, a Diretoria Executiva da ADUNEB agradece a cada uma e a cada um pelo empenho de ter participado desse grande ato histórico, empunhando nossas bandeiras de luta. Trata-se de uma aprendizagem incessante, e é provável que equívocos possam ser cometidos, mas com muito desejo coletivo de acertar para que a nossa luta seja sempre eivada de compreensão, fraternidade, ternura, gentileza e hospitalidade.