Notícias

Moção de Apoio ao MST, perseguido por parlamentares do Congresso Nacional



 A Assembleia Geral híbrida da ADUNEB deliberou Moção de Apoio à luta do Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), perseguidos e ameaçados por parlamentares de extrema-direita, do Congresso Nacional, que criaram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST. A reunião das/os docentes foi realizada em 05 de junho a partir do no Campus da UNEB de Salvador.

Instalada na Câmara Federal, em 17 de maio, a CPI tem como presidente o deputado Tenente Coronel Zucco (REP-RS) e como relator Ricardo Salles (PL-SP), o ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro. Salles, em junho de 2021, foi obrigado a pedir exoneração do Ministério devido a dois inquéritos em que era investigado por contrabando de madeira. O mesmo Salles, em abril de 2020, foi filmado em uma reunião ministerial defendendo “passar a boiada” e “mudar” legislações ambientais enquanto a atenção da mídia estava voltada para a pandemia de Covid-19.

A CPI em questão configura-se como mais uma ação obscurantista, orquestrada pela bancada ruralista e por demais grupos bolsonaristas do Congresso Nacional. Entre seus objetivos estão a tentativa de criminalizar o MST, os movimentos sociais, a reforma agrária e, ainda, desgastar o governo do Presidente Lula. A citada Comissão Parlamentar de Inquérito é composta por 54 parlamentares. Desses, 40 pertencem à bancada ruralista.

O Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Rurais sem Terra é o maior movimento social do Brasil e um dos maiores da América Latina. Por meio da luta histórica de seus integrantes em prol da Reforma Agrária, cerca de 450 mil famílias já conquistaram o direito à terra e à produção agroecológica responsável. Além da luta pela socialização de terras improdutivas do agronegócio, pela produção sem agrotóxico e com respeito à natureza, o MST ainda cumpre um importante papel solidário. Desde o início da pandemia até setembro do ano passado, por exemplo, em ação unificada com outras organizações, foram criadas inúmeras Cozinhas Solidárias, Bancos Populares de Alimentos e Hortas Comunitárias, que possibilitaram a doação de 7 mil toneladas de alimentos, 10 mil cestas básicas e mais de 2 milhões de marmitas solidárias.

Todo apoio ao MST! Mais do que uma luta política, o Movimento empenha-se na transformação de um projeto de sociedade. 

Salvador, 07 de junho de 2023

Coordenação Executiva ADUNEB