Notícias

Força do interior – ADUNEB empossa coordenações das subseções departamentais



 Mais que uma solenidade de posse de coordenadoras/es das subseções departamentais, a Assembleia Geral da ADUNEB, desta segunda-feira (29), foi uma celebração à arte como resistência e um chamado à luta unificada do Movimento Docente. A atividade aconteceu no auditório da seção sindical, teve a participação virtual de aproximadamente 60 professoras/es e intercalou discursos políticos com música e poesia revolucionária. 

Durante a assembleia várias/os docentes proferiram falas em que, além de abordarem os problemas relacionados à categoria docente e à educação pública superior, enfatizaram a importância da construção da luta coletiva, da unidade em defesa da UNEB e da sua rica multiterritorialidade como patrimônio do povo baiano.

A solenidade foi presidida pela Coordenadora das Subseções Departamentais da ADUNEB, Edineiram Maciel. Em conversa com a reportagem a professora destacou a importância do trabalho das coordenações locais. “Por estar inserida em uma universidade multicampi é fundamental que a ADUNEB esteja atenta, tenha ouvidos e conheça a realidade de todos os departamentos. Não podemos fazer um sindicato que esteja centralizado em Salvador, onde está a sua sede. Precisamos fazer um sindicato aberto, em que todas, todos e todes possam ter voz, possam trabalhar, lutar pelos direitos da categoria. Nossa seção sindical é um espaço de toda a categoria. A nossa união é o que faz o movimento ser forte”, afirmou Edineiram.

Novas e históricas lideranças

Entre novas e históricas lideranças foram empossadas/os 15 coordenadoras/es departamentais. A representante da ADUNEB no Departamento de Educação do Campus de Salvador será a professora Ronalda Barreto, que esteve na direção da seção sindical nas últimas duas gestões. Presente na solenidade, ela ressaltou o papel das representações docentes no enfrentamento aos problemas que impactam a categoria. “O desafio é aumentar a mobilização a partir da nossa base, aumentar a articulação entre os campi e fortalecer a defesa dos nossos interesses enquanto professoras e professores”, explicou.

Recém-chegada ao Movimento Docente, Cláudia Maisa Antunes será a responsável pela articulação da ADUNEB no Departamento de Ciências Humanas, no Campus de Juazeiro. “Muito do que vamos vivenciar juntas e juntos aqui tem a ver com nossa vontade imensa por justiça, como por exemplo a questão da promoção docente. É muito desconfortável ver aquela quantidade imensa de professoras e professores em uma lista de espera. Com a coragem de lutar vamos trabalhar todas e todos juntos!”. 

Coordenadoras/es Departamentais

Veja a lista das/os novas/os coordenadoras/es departamentais. Nos locais em que não foi possível realizar a eleição, a ADUNEB entrará em contato com as/os professoras/es para a indicação de representantes que, embora não estejam na coordenação, também poderão auxiliar na organização do Movimento Docente.

Ronalda Barreto – DEDC Salvador
Eliane Gonçalves Pires – DCH Salvador
Paulo James de Oliveira – DCET Salvador
Jean Cleverson Rêgo – DCET Alagoinhas
Cláudia Maisa Antunes – DCH Juazeiro
Salomão Cleomenes – Campus de Jacobina
Núbia de Brito Silva – Campus de Caetité
Mirian Brito – Campus de Senhor do Bonfim
Gerson Argolo – Campus de Barreiras
Halysson Gomes da Fonseca – Campus de Teixeira de Freitas
Telma Batista Nascimento – Campus de Serrinha
Dinalva de Jesus Macêdo – Campus de Guanambi
André Heloy Ávila – Campus de Eunápolis
Tânia Ferreira Bomfim – Campus de Camaçari
Cleide Alecrim Pereira – Campus de Euclides da Cunha