Notícias

Concurso docente: longa espera por nomeação de aprovadas/os prejudica patrimônio público da UNEB



 A ADUNEB vem a público manifestar seu entendimento sobre o Concurso Público de provas e títulos, destinado à seleção para o cargo de Professor(a), na Classe de Auxiliar, Nível “A”,  realizado por meio do Edital nº 034/2022. Por determinação da Justiça, desde 06 de setembro do ano passado, o processo está suspenso após uma solicitação do Ministério Público da Bahia. 

A seção sindical sustenta que o concurso público para docentes e servidoras/es técnicas/os é parte essencial para a manutenção da UNEB, cuja potência não pode ser bloqueada por uma intervenção alheia ao seu campo de atuação. Uma vez detectados problemas específicos em uma parte das bancas realizadas no referido concurso, a solução não pode ser simplesmente a suspensão total do mesmo. A ADUNEB defende que sejam acordadas formas de sanar as situações em processo judicial, salvaguardando o nobre esforço de candidatas e candidatos que, confiantes no processo instituído pela Universidade, deixaram de se comprometer com outras possibilidades de seguir suas carreiras, para aguardar a convocação para as vagas que foram conquistadas. 

A citada suspensão em nada contribui para a solução do problema. A seção sindical defende a possibilidade de convocação imediata das/os docentes selecionadas/os nas 95 bancas que não apresentaram quaisquer problemas em seus processos seletivos, cumprindo o edital aprovado. Quanto às demais, é fundamental a ampla investigação, mas com celeridade. Assim, em nome da justiça e da coerência com o serviço público, a ADUNEB se sensibiliza para com o movimento liderado por professoras e professores, e que tem o apoio de estudantes e da opinião pública do Estado, para que o concurso possa suprir as demandas da Universidade.

Que sejam asseguradas as condições necessárias para o respeito ao esforço e ao investimento das/os candidatas/os, da Instituição, dos colegiados de curso, que dedicaram anos de trabalho na luta pelas vagas destinadas a preencher suas lacunas, para o bem da educação superior pública, gratuita e de qualidade, que é a natureza da Universidade do Estado da Bahia.

Ao longo de 40 anos, a UNEB vem se constituindo em uma instituição sólida e fundamental para as políticas de desenvolvimento social e científico no Estado da Bahia. A Universidade e a pujança da sua multicampia, direta ou indiretamente, lhe permitem estar atualmente em mais de 400 municípios baianos. Primeiro com sua inclinação inicial de formar educadoras e educadores para atuarem nos diversos territórios do Estado, em todas as suas microrregiões; e, cada vez mais, no fomento às políticas públicas de justiça social e histórica, a exemplo do seu pioneirismo na política de cotas para a população negra e indígena. 

Valorizar a UNEB é fortalecer uma rede de vida universitária, em seu tripé de ensino, pesquisa e extensão; é reconhecer o protagonismo da Universidade na produção do saber científico, na socialização do conhecimento e no auxílio ao desenvolvimento de todas as regiões da Bahia. Valorizar a UNEB é, sobretudo, zelar pela Instituição de ensino público superior como patrimônio do povo baiano.

Coordenação Executiva ADUNEB