Notícias

ADUNEB participa da posse do Presidente Lula



O Brasil voltou a sorrir no último domingo (1°), quando tomou posse, em Brasília, pela terceira vez, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Milhares de brasileiras e brasileiros se uniram na capital do Distrito Federal para celebrar o retorno de Lula à Presidência, depois de anos de ataque à democracia e de uma política golpista e violenta, que se instaurou a partir de 2016, com o golpe contra a então presidenta Dilma Rousseff e, posteriormente, com a prisão de Lula e a eleição de Bolsonaro, em 2018. Brasileiras e brasileiros demonstraram sua esperança nessa nova gestão de Brasil, em relação às políticas sociais e econômicas, à justiça social, à transparência, ao respeito à diversidade, à defesa do meio ambiente e dos povos originários e aos direitos de trabalhadoras e trabalhadores.

A ADUNEB esteve presente na posse, ampliando a comitiva baiana. No total, três ônibus saíram das cidades de Salvador e Teixeira de Freitas, com coordenadoras  e representantes da seção sindical, professoras e professores e outros integrantes da comunidade acadêmica que se dispuseram a testemunhar o momento em que o povo brasileiro passaria a faixa presidencial à Lula. “Esse foi um momento marcante da posse. No gramado da Esplanada dos Ministérios, as pessoas choravam de emoção, de alívio e de esperança”, comentou Ronalda Barreto, Coordenadora Geral da ADUNEB. 
 
A Coordenadora também destacou o papel importante da presença da seção sindical, de outros sindicatos e centrais sindicais, dos movimentos sociais e de toda a população na cerimônia. Segundo Ronalda, essa presença massiva contribuiu para demonstrar o respaldo popular desse Governo. Além disso, considerando que o Estado é um palco de disputas, essa presença é também a demonstração da ansiedade das cidadãs e cidadãos pela justiça social, por um olhar atento, cuidadoso e eficaz sobre o povo brasileiro, sobre as populações mais necessitadas, sobre as diferenças e sobre os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores desse país.
 
O projeto desta gestão tem como orientação os conceitos de união e reconstrução do Brasil. Lula foi enfático em seus discursos sobre a necessidade de governar para todas e todos, de conviver e respeitar as diferenças e de reconstruir social e economicamente o país. O Presidente reafirmou ainda o seu compromisso com a democracia. A ADUNEB  e o corpo docente unebiano, que tanto têm lutado nos tempos nefastos que assolaram o país recentemente, seguirão também em luta: “Democracia e justiça social para sempre!”.