Notícias

14º CONAD Extraordinário indica que ANDES-SN se desfilie da central sindical CSP-Conlutas



 Representações de dezenas de seções sindicais de universidades públicas municipais, estaduais e federais de todo o país, entre elas a ADUNEB, presentes no 14° CONAD Extraordinário, aprovaram a proposta de desfiliação do ANDES-SN da Central Sindical CSP-Conlutas. A atividade aconteceu em Brasília, nos dias 12 e 13 de novembro. Agora, a proposta será encaminhada à discussão e deliberação do 41° Congresso do ANDES-SN, a ser realizado de 06 a 10 de fevereiro do próximo ano, em Rio Branco-AC. O resultado da votação foi 37 votos pela desfiliação da central sindical, 22 votos pela permanência e 05 abstenções.

O voto do delegado da ADUNEB no CONAD foi também pela desfiliação do ANDES-SN da citada central sindical. O posicionamento da ADUNEB foi deliberado e legitimado pela assembleia geral de docentes da UNEB, realizada em 10 de novembro. No entendimento da maioria das professoras e professores presentes, diante da atual situação política e social do Brasil, a condução da CSP-Conlutas não corresponde aos anseios e aos problemas enfrentados pelo Movimento Docente. No dia anterior à assembleia da ADUNEB, docentes  participaram de um amplo e democrático debate sobre o tema da possível desfiliação. Para defender os diferentes posicionamentos, a seção sindical convidou a professora Celeste Pereira (ADUFPel) e o professor José Eudes Bezerra (UECE).

Durante os debates realizados no CONAD, dentre as críticas apontadas por docentes à CSP-Conlutas estão, por exemplo, erros de avaliação de conjuntura que distanciaram a Central de lutas fundamentais para a garantia da democracia no país e que resultaram na defesa equivocada do movimento Fora Dilma e na negativa em apoiar atos unificados, construídos pelas outras centrais sindicais, contra a prisão do presidente Lula, em 2018. Além disso, também foi criticada a ausência da CSP-Conlutas em espaços fundamentais para a organização e defesa de pautas relacionadas à educação pública, como o Fórum Nacional Popular de Educação.