Notícias

ADUNEB presente no Grito das Excluídas e Excluídos



A ADUNEB manterá a tradição e marcará presença no 28º Grito das Excluídas e Excluídos, no dia 7 de setembro. Docentes representantes da seção sindical ocuparão as ruas, em Salvador e nas cidades do interior, junto às demais entidades dos movimentos sindicais, sociais, estudantis e outras organizações políticas. Além da pauta específica da categoria, professoras e professores reivindicarão a defesa da democracia, eleições livres e o Bolsonaro nunca mais! Em Salvador, a concentração será a partir das 8h30, no Campo Grande. 

A orientação da ADUNEB é que a categoria se incorpore aos atos locais em todo o estado da Bahia. Uma das principais reivindicações do Movimento Docente das universidades estaduais da Bahia é que o governo estadual reabra a mesa permanente de negociação, interrompida por representantes do Executivo há mais de 800 dias (leia mais). Quanto à pauta nacional, a presença de todas e todos nas manifestações de rua é essencial diante da atual conjuntura com retrocessos políticos e sociais e ameaças à democracia do país.
 
O Grito
O Grito das Excluídas e Excluídas teve início em 1994, a partir do processo da 2ª Semana Social Brasileira, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Segundo a organização do evento, a data de 7 de setembro foi escolhida justamente para se fazer um contraponto ao Grito da Independência. A atividade, realizada em âmbito nacional, é composta por pessoas, entidades e movimentos sociais comprometidos com as causas dos segmentos da sociedade excluídos. Neste ano, o tema será Brasil: “200 Anos de (In)Dependência. Para quem?”.  
 
Participe!