Notícias

ADUNEB manifesta solidariedade ao vereador Jhonatas Monteiro



 A Coordenação da ADUNEB manifesta solidariedade ao vereador do município de Feira de Santana, Jhonatas Monteiro (PSOL), que recebeu mensagens intimidadoras e ameaças, também estendidas à sua família. A denúncia sobre o ocorrido foi feita pelo próprio parlamentar em sessão da Câmara Municipal, em 07 de abril.

Segundo o vereador, as mensagens recebidas por whatsapp faziam referência direta aos lamentáveis episódios acontecidos na Prefeitura Municipal da cidade, na quinta-feira (31) e sexta-feira (01), em que docentes da rede pública de ensino, em luta por seus direitos, foram covardemente agredidas/os pela guarda municipal (leia aqui a nota da ADUNEB sobre o fato). Na ocasião, o vereador Monteiro foi um dos parlamentares que atuou em defesa das/os servidoras/es municipais, sendo também agredido.

A ADUNEB soma-se às inúmeras outras entidades e organizações políticas que atuam em defesa das pautas progressistas na sociedade para reivindicar a investigação do caso e punição exemplar dos culpados. A seção sindical ressalta que não compreende o episódio como algo isolado. Tanto as agressões sofridas pelas/os professoras/es de Feira de Santana quanto as ameaças ao vereador pertencem a um contexto maior de avanço de setores sociais conservadores. Aliadas às ações e políticas do Governo Federal, tais forças de extrema direita buscam o desmonte do serviço público, o silenciamento e a invisibilização das vozes e organizações de resistência e, sobretudo, o ataque à democracia. 

Para barrar a onda de retrocessos em curso, urge a necessidade de ampliação e fortalecimento da ampla frente, formada por movimentos sociais, sindicais, partidos e outras organizações políticas, que tenta reconduzir o país ao paradigma de respeito à Constituição e ao Estado Democrático de Direito.

Coordenação ADUNEB