Notícias

Docentes da UNEB aprovam a participação da categoria na greve geral do funcionalismo público



 A assembleia geral da ADUNEB, realizada na sexta-feira (18), aprovou a participação das professoras e dos professores da UNEB na greve geral do funcionalismo público. O ato nacional de paralisações e mobilizações, por 24h, de servidoras e servidores estaduais, federais e municipais, acontecerá em 09 de março. As atividades estão sendo construídas conjuntamente por várias representações de classe, entre elas o ANDES-SN.


A deliberação da assembleia docente é que as professoras e os professores da UNEB atentem para a agenda de mobilização e participem das manifestações de rua em suas cidades. Nos municípios em que não ocorrerem protestos, a orientação é que o corpo docente dessa universidade proponha discussões acerca dos problemas relacionados ao desmonte do funcionalismo público nas atividades da Semana de Acolhimento da UNEB, que também ocorrerá na segunda semana de março.  

Em breve, a ADUNEB dará informações sobre as manifestações que acontecerão em Salvador e outras cidades do estado. Para mobilizar a categoria e dialogar com a sociedade sobre os ataques sofridos pelo funcionalismo público, a seção sindical publicará faixas em Salvador e munícipios do interior do estado em que há campi da UNEB, divulgará mensagens em rádios comerciais e comunitárias e carros de som e fará ações em redes sociais. 

Pauta estadual

Além das questões nacionais que impactam todo o funcionalismo público, a ADUNEB ocupará as ruas para dialogar com a sociedade sobre os ataques do governo estadual contra a educação pública. Perdas salariais acumuladas de, aproximadamente, 50% entre 2015 e 2021 (DIEESE), aumento salarial de apenas 4%; lista de espera para promoções de docentes, cortes orçamentários no financiamento das universidades públicas estaduais da Bahia (UEBA), interferência na autonomia de gestão das UEBA e o fechamento de escolas do Ensino Básico em todo o estado estão entre os problemas a serem denunciados. 

A Coordenadora Geral da ADUNEB, Ronalda Barreto, solicitou o empenho de cada docente para o fortalecimento do dia nacional de paralisações. “A posição crítica da categoria ao governo estadual é indiscutível. Precisamos agora é fortalecer a unidade para, juntas e juntos, termos forças para garantir nossos direitos e barrar os retrocessos. Esse fortalecimento se fará a partir da nossa disposição para atuarmos pelas pautas que nos unificam, de irmos para a rua e, novamente, mostrarmos nossa histórica coragem. Em defesa da categoria, a ADUNEB atua de maneira incansável nos mais diferentes espaços de articulação política. O que precisamos agora é da presença de professoras e professores nas ruas”, ressaltou a liderança sindical.

A assembleia docente também aprovou a adesão da ADUNEB aos atos do dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher e escolheu, entre professoras e professores presentes, a delegação da seção sindical para o 40º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá de 27 de março a 1º de abril, em Porto Alegre.