Notícias

ADUNEB apoia o XIX Simpósio Internacional Processos Civilizadores, que acontecerá em Salvador



 O Simpósio Internacional Processos Civilizadores (SIPC) é um evento técnico-científico que tem na sua centralidade os estudos das Teorias da Sociologia Figuracional e dos Processos Civilizadores formuladas por Norbert Elias como aporte teórico e metodológico para o entendimento das formações sociais.  O XIX SIPC, que terá como tema “Racismos e a expansão do processo civilizador: ontem, hoje e devires”, acontecerá na sede do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índigena-Americanos da Universidade do Estado da Bahia (CEPAIA / UNEB), entre os dias 27 e 30 de novembro deste ano. A organização conjunta será da UNEB e IFBA.  A ADUNEB é uma das entidades parceiras dessa edição do Simpósio.

A atividade é destinada a pesquisadoras e pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e demais profissionais de diferentes campos do conhecimento, assim como a organizações governamentais e não governamentais, públicas ou privadas e intervenientes políticos e da sociedade civil. 

A edição 2022 do SIPC terá os seguintes eixos de discussão: Figurações e Interdependências; Balança de poder; e Insurgências e fenômenos reticulares. Os trabalhos inscritos poderão ser nas modalidades artigo científico, ensaio, carta pedagógica e intervenção artística. Essas produções serão apresentadas em Mesas coordenadas (a convite); Mesas temáticas (propostas por pesquisadores participantes); Sessões de comunicação e Ateliês de pesquisa. Neste último caso, os trabalhos submetidos e avaliados por especialistas da área serão aqueles cujos conteúdos tratem de temas para pesquisas acadêmicas de base eliasiana. Desse evento, resultarão duas publicações: os Anais do evento (com textos de todos os trabalhos submetidos e aprovados) e uma coletânea (com textos oriundos das mesas coordenadas e mesas temáticas).

Atenta à pandemia

Segundo a Comissão Organizadora, a expectativa é que o XIX SIPC 2022 aconteça em formato presencial. Porém, de acordo com a conjuntura, considera-se a possibilidade de inclusão de atividades híbridas. A estratégia seria para garantir da participação do maior número possível de docentes e estudantes. A proposta é incluir grande quantidade de instituições acadêmicas brasileiras e estrangeiras, ativistas de movimentos sociais e demais grupos interessados no tema.

Em breve, haverá a divulgação da programação geral, cronograma, prazos para submissão de propostas e demais informações sobre o XIX SIPC.
 
* Norbert Elias é considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX, especialmente conhecido por sua teoria dos processos civilizadores.