Notícias

Nota de repúdio contra o desmonte da rede de ensino público de Salvador



 A Educação Fundamental é essencial na formação e na vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Entre outras responsabilidades, é da competência de professoras e professores, respaldados por suas respectivas qualificações no campo acadêmico, compartilhar conhecimentos, técnicas, acompanhar e auxiliar estudantes no desenvolvimento de suas habilidades, cognitivas, psicológicas, corporais, afetivas e sociais. 

A partir do entendimento de que a Educação é a base para a construção do ser humano e de uma sociedade justa e igualitária, a ADUNEB repudia as ações da prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal de Educação (SMED) que tentam retirar do Ensino Fundamental os profissionais licenciados nas mais diversas áreas do conhecimento em Artes, Educação Física e línguas estrangeiras. Assim, impossibilita que alunos e alunas da rede pública municipal tenham acesso aos conteúdos diversificados presentes no processo formativo desses profissionais. 

Além de ser um retrocesso histórico no que tange à Educação Básica, considerando a LDB 9.394/96 em seus conceitos e marcos legais, a ação da Prefeitura de Salvador objetiva aprofundar a política de desmonte da educação pública brasileira vigente no atual contexto, privilegiando a mercantilização do ensino nas instituições privadas, que têm possibilidades de oferecer educação ampla e diversificada. Excluindo dos estudantes das escolas públicas de Salvador a possibilidade de vivenciar um currículo multirreferencial, a SMED contribui diretamente para a ampliação de um abismo já existente em nossa sociedade que diz respeito às desigualdades sociais, econômicas e culturais e que influenciam na constituição social futura. 

A ADUNEB apoia o movimento de professoras e professores que, ciente de suas competências e fazendo jus às suas responsabilidades sociais na formação qualificada das novas gerações, bravamente tem protestado e reivindicado a manutenção das disciplinas de Artes, línguas estrangeiras e Educação Física. Essa seção sindical conclama a categoria docente, a comunidade acadêmica da UNEB, os movimentos sociais, as organizações políticas e toda a sociedade civil a apoiar o movimento das/os docentes da rede municipal de Salvador.

Coordenação Executiva ADUNEB