Notícias

ADUNEB convoca a categoria para a Marcha da Consciência Negra - Fora Bolsonaro Racista!



 O Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – será marcado por mais uma mobilização nacional pelo Fora Bolsonaro. Os protestos, que são construídos em todo o país, serão contra o racismo estrutural e as políticas ultraneoliberais do Governo Federal, que levam o povo brasileiro ao desemprego, crise econômica e morte, e que colocou o país novamente no Mapa da Fome Mundial. As manifestações são organizadas em unidade por movimentos sociais, principalmente as entidades do Movimento Negro, centrais sindicais, sindicatos e demais organizações políticas progressistas. 

A ADUNEB convoca a categoria para integrar os atos de protesto tanto em Salvador quanto no interior do estado. Na Capital, a concentração para a 42ª Marcha da Consciência Negra será no Campo Grande, às 13h. A orientação é que docentes dos campi do interior fiquem atentas e atentos às programações locais.

Com a palavra de ordem #ForaBolsonaroRacista, a expectativa das entidades organizadoras é que milhares de manifestantes ocupem as ruas contra a morte de mais de 610 mil brasileiras e brasileiros por Covid-19 e contra o subemprego, que atinge 90 milhões de trabalhadoras e trabalhadores da nação, e o desemprego, que já alcança a marca de mais de 15 milhões de habitantes desse país . Essa conjuntura é responsável pela a fome no Brasil, que impacta 20 milhões de pessoas e pelo estado de insegurança alimentar que, atualmente, aflige cerca de um quarto da nossa população.

Defensora da unidade de luta, a ADUNEB, mais uma vez, ocupará as ruas integrando a Frente Baiana pela Educação. Além das pautas já mencionadas, professoras e professores irão dialogar com a sociedade para reforçar a denúncia contra a Reforma Administrativa (PEC 32). Caso aprovada, a lei fará o desmonte do Estado e prejudicará a população mais vulnerável, que necessita de serviços públicos de qualidade em saúde, educação, entre outros. 

A coordenação da ADUNEB ressalta a necessidade da participação de todas e todos para barrar os retrocessos do governo Bolsonaro. Relembra ainda que os cuidados sanitários devem continuar, a exemplo do distanciamento social, da utilização de álcool gel 70% e da obrigatoriedade do uso de máscaras, preferencialmente a PFF2 ou N95.