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ADUNEB realiza mesa-redonda na abertura do Simpósio "A UNEB que temos e a UNEB que queremos"



 A ADUNEB dá prosseguimento ao Simpósio "A UNEB que temos e a UNEB que queremos: perspectivas de futuro em tempos pandêmicos" e promove mesa-redonda de abertura nesta segunda-feira, 19 de julho, às 19h. O encontro tem como tema "A universidade na defesa da vida, da ciência e contra o desmonte dos serviços públicos" e terá a presença do Reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, do professor da Universidade Federal de Goiás, João Ferreira de Oliveira, e da Coordenadora Geral da ADUNEB, Ronalda Barreto. A mediação será do professor Luiz Ricardo Braga, Coordenador de Comunicação da ADUNEB. O link do GoogleMeet será enviado para os e-mails dxs professorxs por mala-direta e nos grupos de WathsApp da categoria. O acesso está sujeito à lotação da sala que comporta até 250 pessoas. A reunião será posteriormente disponibilizada no YouTube da seção sindical e divulgado nas redes sociais. 

O simpósio "A UNEB que temos e a UNEB que queremos: perspectivas de futuro em tempos pandêmicos" propõe a reflexão sobre o papel da UNEB na defesa da democracia, da ciência e da vida com o fim de aprofundar o seu aperfeiçoamento e a relação com a transformação social. Uma universidade que é pioneira em ações de inclusão social necessita, nesse contexto, avaliar o seu papel com a finalidade de reafirmar o seu caráter público, popular e inclusivo. Essa é uma tarefa importante que, na perspectiva da seção sindical só pode ser realizada pela sua comunidade acadêmica, por aquelxs que a fazem a universidade em seu cotidiano.

Em sua primeira fase, o simpósio realiza até esta sexta-feira, às 12h, uma pesquisa de opinião com os docentes que pode ser acessada AQUI. As demais fases serão compostas pela roda de conversa de abertura na próxima semana, 4 encontros com os territórios e uma mesa de encerramento, cujas datas serão divulgadas em breve. A proposta da ADUNEB é produzir um documento a ser encaminhado à gestão da UNEB e às/aos reitoráveis com análises e reivindicações relacionadas à sobrevivência da instituição, à sua identidade, ao seu caráter público, popular e inclusivo. Diz respeito a uma dinâmica política e acadêmica que carecem de reflexão e amplo debate.