Notícias

A UNEB que temos e a UNEB que queremos: perspectivas de futuro em tempos pandêmicos



O Brasil vive um projeto de país em que não há lugar para a inclusão e a justiça social e em que todas as esferas sociais são mercantilizadas. Há empenho na desconstrução das instituições que sustentam o desenvolvimento do País e na destituição da universidade pública. Adota-se, como paradigma de bom funcionamento da sociedade e das instituições, a eficácia, a produtividade, a competitividade, a autonomia na competição e, sobretudo, a criação de novas regras de operação econômica. Assim, inutiliza-se a ideia de uma educação pública vinculada ao Estado como poder público e dos direitos como essenciais à democracia.

Frente a essas questões, faz-se necessária uma profunda reflexão sobre o papel da UNEB na defesa da democracia, da ciência e da vida, com o fim de aprofundar o seu aperfeiçoamento e a transformação social. Uma universidade que é pioneira em ações de inclusão social necessita, nesse contexto, avaliar o seu papel com a finalidade de reafirmar o seu caráter público, popular e inclusivo. Nessa perspectiva, a ADUNEB propõe a realização do Simpósio "A UNEB que temos e a UNEB que queremos: perspectivas de futuro em tempos pandêmicos". A primeira etapa desse simpósio é o levantamento e sistematização do pensamento dos membros da comunidade acadêmica acerca da UNEB, a partir da aplicação de uma pesquisa de opinião. As outras fases incluem uma mesa de abertura, reuniões de discussão nos territórios, uma mesa de encerramento e a sistematização de um documento que será encaminhado aos candidatos à reitoria com as reinvindicações e perspectivas dxs docentes da universidade. A programação completa será divulgada em breve. 
 
Nesse sentido, a ADUNEB solicita a gentileza de todxs xs docentes para responderem às questões do formulário no link abaixo, selecionando a opção que melhor reflita a sua opinião sobre os aspectos acadêmicos, administrativo-financeiros, de gestão de pessoas, da relação com a sociedade e da democracia interna.  Sua opinião é muito importante! Cada membro da comunidade acadêmica constrói, no cotidiano, a nossa universidade! 
 
Clique AQUI para acessar a pesquisa!