Notícias

ADUNEB solicita e CONSU aprova moção para reivindicar celeridade na vacinação



 Devido à solicitação da ADUNEB, o Conselho Universitário da UNEB (CONSU) aprovou a moção “Em defesa do SUS e da vacina para todos”. A ação faz-se necessária devido à morosidade do processo de vacinação contra a Covid-19 na Bahia e em todo o país. O objetivo do documento é somar forças a outros setores da sociedade e pressionar as autoridades a encontrar estratégias que possam acelerar a imunização da população. A reunião virtual do CONSU foi nesta quarta-feira (10). A moção terá ampla divulgação em breve.

A solicitação da moção foi feita pela conselheira do CONSU e coordenadora geral da ADUNEB, Ronalda Barreto. A professora iniciou sua fala relembrando as mais de 260 mil mortes no país e as quase 400 pessoas, na Bahia, que aguardam em uma lista de espera para leito de enfermaria e UTI. O documento a ser divulgado reafirmará o posicionamento do CONSU em defesa do SUS, o compromisso com a Ciência e reivindicará um plano de vacinação amplo e consistente em todo o país. A ADUNEB, aliada aos demais sindicatos, centrais sindicais, partidos políticos e outras organizações políticas e sociais, integra o Comitê Vacina pelo SUS já!

A reivindicação da vacinação para todas e todos contra a Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde tornou-se, neste momento, uma das principais bandeiras de luta do sindicato. “O SUS é conceituado em todo o mundo por sua qualidade e abrangência. Em outras ocasiões, já vacinou milhares de pessoas em um único dia. Agora, a falta de planejamento do Governo Federal e o negacionismo levam o país ao posto de maior média móvel de mortes no mundo”, afirmou Ronalda Barreto. Somente nesta terça-feira (09), 1.972 vidas foram interrompidas.

Revalidação dos diplomas médicos

A professora Ronalda também solicitou do Reitor, José Bites, informações sobre a consolidação e início efetivo do programa de revalidação de diplomas de universidades estrangeiras da área médica (leia mais). O projeto, realizado conjuntamente pelas quatro universidades estaduais da Bahia, após criteriosa análise e possível revalidação, permitirá a ampliação do atendimento médico no combate à Covid-19. 

Segundo o Reitor, o Governo do Estado informou que o decreto de apoio ao programa revalida será publicado, nesta quinta-feira (11), no Diário Oficial do Estado. A expectativa é consolidar o convênio até o final deste mês e, no início de abril, publicar o edital para as primeiras ações do programa.