Notícias

Eleições da ADUNEB: aprenda a utilizar o sistema de votação virtual



 A Comissão Eleitoral Central (CEC) no exercício da coordenação da eleição por meio virtual para a Coordenação Executiva Colegiada e Conselho Fiscal da ADUNEB – Seção Sindical do ANDES / Sindicato Nacional orienta o passo a passo para a votação. O pleito será realizado dos dias 16 a 18 de fevereiro, com início às 9h da terça-feira (16), sendo o término às 21h da quinta-feira (18).

Pautada em transparência, segurança e lisura, a CEC adotou o sistema Helios Voting de votação e apuração do processo eleitoral. Esse sistema faz uso de criptografia homomórfica, tornando possível computar o resultado final da eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto individual de cada eleitor(a), de modo a garantir total privacidade ao processo, com sigilo absoluto em relação à opção de voto, que será restrita ao(à) eleitor(a). Entre outras, o sistema já foi utilizado para eleições na USP, UNICAMP, UFMG e UNB, bem como, nas universidades norte-americanas, Harvard e Princeton e na Universidade Católica de Leuven (Bélgica). 
 
O sistema está sendo utilizado com interface de usuário adaptada sob licença Apache License 2.0 das fontes. Na configuração do sistema, além da instalação propriamente dita, são colocados em operação escudos de proteção contra ataques cibernéticos. O sistema Helios utilizado nesta eleição recebeu medidas de segurança adicionais, tendo o servidor de aplicação e o banco de dados instalados em plataforma de nuvem, com infraestrutura em território nacional, onde estão isolados em uma rede virtual interna, sem nenhuma forma de acesso externo direto a partir da Internet. A estrutura de serviços em nuvem contratada foi a do provedor Azure, na forma de um conjunto Virtual Machine Scale Set (VMSS).
 
Como votar:
 
1) Recebimento do e-mail: o eleitor(a) habilitado(a) a votar receberá um e-mail do sistema Helios Voting, em que poderá conferir o código de identificação da eleição gerado unicamente para essa finalidade. O eleitor(a) também receberá uma senha e um pseudônimo (ID do eleitor) que constará apenas no centro de rastreamento de cédulas, que serve para deixar a identidade do eleitor anônima.
 
 
2) Acessando o site: o eleitor(a) deve clicar no link com o endereço eletrônico (URL da Eleição), que irá redirecioná-lo(a) para uma tela de acesso (login). Informe o ID e SENHA nos campos especificados. Depois clique em CONECTAR.
 
 
3) Informações iniciais: já dentro do sistema Helios, a primeira tela que o eleitor(a) verá traz alguns passos que devem ser seguidos. Após ler as instruções, clique em INICIAR. 
 
 
4) Votação 1: serão exibidas as CHAPAS para o eleitor(a) escolher a COORDENAÇÃO EXECUTIVA COLEGIADA de sua preferência ou a opção VOTO EM BRANCO. Apenas UMA OPÇÃO é permitida. Após a escolha, clique em PRÓXIMA QUESTÃO.
 
 
5) Votação 2: o eleitor(a) terá acesso a lista do CONSELHO FISCAL e marcará a caixa para escolher o de sua preferência ou a opção VOTO EM BRANCO. Apenas UMA OPÇÃO é permitida. Clique em PRÓXIMO PASSO.
 
 
6) Revisão da cédula: após a escolha dos dois votos, o(a) eleitor(a) deve revisar a marcação. Se estiver tudo certo, basta clicar em DEPOSITAR ESTA CÉDULA NA URNA. 
 
 
7) Codificação do voto: para proteção, sua cédula foi cifrada e já está pronta para ser depositada na urna. Para finalizar, clique em CONFIRMAR.
 

8) Finalização do voto: no último passo, o eleitor(a) pode conferir que seu voto foi depositado com sucesso. Feche o navegador.
 
 
9) Mensagem de confirmação de voto: o eleitor(a) receberá por e-mail a confirmação que seu voto foi depositado com sucesso. 
 
 
Boa votação!


Comissão Eleitoral Central

Ana Margarete Gomes da Silva
Márcia Virgínia Pinto Bomfim
Maria de Fátima Araújo Frazão