Notícias

ADUNEB é contra o retorno das aulas presenciais na Bahia nas atuais condições



 A partir de uma ação popular movida pelo vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (DEM), a juíza da 6ª Vara da Fazenda Pública, Juliana de Castro Madeira Campos, determinou o retorno das aulas presenciais na Bahia em 1º de março. A decisão, que ignorou a crise pandêmica e as milhares de mortes diárias no nosso estado, foi proferida na noite de sexta-feira (5) e inclui escolas públicas e privadas.

Segundo a juíza, a partir do momento da intimação eletrônica, o governo do estado terá cinco dias corridos para apresentar os protocolos de prevenção ao contágio da COVID-19. O retorno das aulas deverá acontecer com revezamento de estudantes em sala e/ou híbrida, com parcela das/ alunas/os em sala presencial e os demais assistindo, em tempo real, por meio virtual.

A coordenação da ADUNEB repudia a ação popular movida pelo vereador, que tenta levar a cabo, no Estado da Bahia, a necropolítica e o negacionismo do governo de Jair Bolsonaro. Após a aprovação, Alexandre Aleluia comemorou o fato nas redes sociais. Assim como o presidente, fragilizar a expor milhares de brasileiras/os à morte, sobretudo os de baixa renda, em uma política genocida são bandeiras do parlamentar. Ele ainda favorece a mercantilização da educação em um cenário que privilegiará as escolas particulares, os setores empresariais e o lucro. 

Entre as várias questões que envolvem o fato, duas são ainda mais importantes: a falta de estrutura dos colégios públicos, o que facilitará o contágio, e a baixa renda de grande parcela da população que, por falta de condições tecnológicas, não conseguirá acompanhar as aulas virtuais. 

A ADUNEB conclama a categoria docente e convida todos os setores progressistas da sociedade baiana a se manifestarem contra o retorno das aulas presenciais e da tragédia anunciada. O sindicato apela ainda para a sensibilidade social dos integrantes do Poder Judiciário, para que revejam a decisão e não colaborem com a morte de centenas de estudantes e, principalmente, seus familiares mais velhos.

Coordenação ADUNEB