Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO: A ADUNEB NO FÓRUM DAS ADS



 As disputas eleitorais, de qualquer tipo, não devem ser espaços para imputações sem fundamentos, comentários levianos e difusões de mentiras. Por este caminho, ao mesmo tempo que se rebaixa a indispensável prática política, se fere também a boa convivência humana que é assentada no respeito e na integridade entre as pessoas. 

A recente afirmação por parte de pessoas que fazem oposição à coordenação da ADUNEB de que o sindicato não participa do Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia se inscreve, assim, no rol das práticas que devem ser rechaçadas. Dessa forma, um candidato para a direção nacional do ANDES e uma candidata para a direção regional registraram essa fake news no chat do debate nacional entre as chapas (veja aqui) e outro realizado com professores do Rio de Janeiro (veja aqui).

É de conhecimento público e geral que a ADUNEB não apenas integra o Fórum, como está entre as mais aguerridas associações nas diversas lutas e iniciativas em favor da categoria docente. Estivemos com as demais ADs nas inúmeras reuniões, nas manifestações, nas mesas de negociações, quer seja na greve, contra a reforma da previdência ou contra as práticas cotidianas do governo em ferir direitos. Em todos os momentos em que, por exemplo, fazemos denúncias na imprensa, colocamo-nos, sempre, como um coletivo das quatro universidades estaduais baianas.
 
Não é tolerável que a atual disputa por um dos maiores sindicatos do país venha a ser marcada por práticas escusas que levam à vala comum do vale tudo. Ademais, o caso ganha contornos ainda mais reprováveis quando essa postura ingressa o universo daquelas e daqueles que assumiram umas das principais tarefas de transformação de uma sociedade tão desigual e injusta como a brasileira.
 
A ADUNEB confia e acredita ser fundamental realizar o debate de ideias e propostas com base no respeito aos fatos. A busca por descaracterizar adversários por meio de alegações descabidas enfraquece a necessária coesão que a categoria necessita para realizar o enfrentamento da conjuntura política do desgoverno Bolsonaro, que escolheu a educação como um dos principais alvos e inaceitáveis mentiras como armas.

Veja no anexo abaixo a declaração do coordenador do Fórum das ADs que comprova a participação ativa da ADUNEB no citado Fórum.
 
Coordenação ADUNEB
 
 
 
Anexos:
Declaração do Fórum das ADs sobre participação da ADUNEB