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Plenária docente debate atividades pedagógicas na UNEB



 A ADUNEB realizou nesta quarta-feira (08) uma plenária docente remota. Mais de cem professoras/es atenderam ao chamado do sindicato e participaram da atividade, que debateu as ações da UNEB durante o período de isolamento social. Essa foi a segunda plenária com a mesma pauta que a coordenação do sindicato leva à categoria em um pouco mais de uma semana.

O debate dessa quarta-feira teve como foco o documento produzido pela comissão do CONSU (Resolução 1413/2020, de 14/05/2020) relacionado às questões acadêmicas. A discussão ratificou a posição que a categoria docente já havia definido na plenária do dia 29 junho: amplo e criterioso diagnóstico da UNEB. 

Para o conjunto da plenária, a decisão sobre o início das atividades de ensino com mediação tecnológica precisa ser tomada com base na análise da estrutura da universidade, do perfil das/os docentes, estudantes e servidoras/es, das condições materiais e tecnológicas que todas e todos necessitam para participarem, sem exclusão de ninguém. Além da análise do perfil da UNEB, suas carências, demandas e recursos orçamentários. 

“O diagnóstico é pré-requisito básico para qualquer discussão. A história da UNEB é alicerçada nas suas potencialidades de ser popular e inclusiva. Segundo dados da própria universidade, ela possui atualmente 7.746 estudantes cotistas. Preocupa-nos a ameaça de exclusão de nossas alunas e alunos. Como faremos com quem não tem acesso diário e fácil à internet? Como ficarão nossos estudantes indígenas, quilombolas, ciganas e ciganos e com deficiência? Temos que pensar nas especificidades da multicampia da UNEB”, afirmou a coordenadora geral do ADUNEB, Ronalda Barreto.

Convocação

Os documentos que debatem as atividades da UNEB durante e após o período de isolamento social, elaborados por comissões do CONSU com a participação da ADUNEB, DCE e SINTEST, foram encaminhados aos Departamentos. O sindicato convoca e orienta toda a categoria a participar dos debates. Os referidos documentos retornarão ao CONSU e serão analisados e compatibilizados. “Temos defendido em nossas plenárias e reuniões virtuais nos departamentos que o caráter público, popular e inclusivo da UNEB depende de cada um de nós. Portanto, é importante participar das discussões nos Departamentos a fim de estabelecer uma posição coletiva que deve prevalecer no CONSU”, comentou a coordenadora de comunicação da ADUNEB, Lilian Marinho.