Notícias

ADUNEB faz reunião remota com docentes de Serrinha



 Para debater a pauta do Movimento Docente, sobretudo nessa conjuntura de pandemia e isolamento social, a coordenação da ADUNEB fez reunião virtual com as/os professoras/es do Campus da UNEB de Serrinha. A atividade, realizada nesta quarta-feira (27), foi organizada em parceria com o Colegiado do Curso de Pedagogia.

A reunião pertence ao projeto "ADUNEB em Casa" que, nesse momento de afastamento social, tem buscado novas alternativas e usado a tecnologia a serviço da mobilização docente e em defesa da categoria. Professoras/es interessadas/os em agendar reuniões entre seus departamentos e a ADUNEB devem entrar em contato com a coordenação sindical.

Durante a reunião foram feitos os repasses de informações sobre as últimas reuniões do CONSU e do CONSEPE. A coordenação da ADUNEB, representando os encaminhamentos definidos pelo Movimento Docente, teve a oportunidade de reforçar o posicionamento contrário ao início do semestre letivo por mediação tecnológica (leia aqui a nota sobre o tema). O sindicato pondera que a utilização de novas tecnologias necessita ser feita a partir de amplo planejamento, levando em consideração as especificidades da multicampia da UNEB e as carências estruturais e tecnológicas de docentes e, principalmente, estudantes. A mediação tecnológica não pode ser mais um fator a gerar exclusão na universidade. 

Quanto ao retorno às aulas presenciais, a ADUNEB também defende cautela. O momento exige a proteção da vida em primeiro lugar. Quais condições de trabalho e constante higienização especializada terão as salas de aulas e demais espaços da universidade? Nesse assunto, o sindicato também posiciona-se pelo amplo e detalhado estudo sobre a condição estrutural e orçamentária da UNEB para atender ao novo momento.

Pauta estadual

Sobre a pauta trabalhista, a coordenação da ADUNEB fez uma contextualização histórica desde a greve do ano passado, com a conquista das centenas de promoções e da mesa de negociação permanente com o governo, até a última reunião do Fórum das ADs, que ocorreu na segunda-feira (25) (leia aqui), ressaltando a reivindicação para restabelecimento do diálogo com o governo, interrompido mesmo antes da pandemia.

Jurídico

O setor jurídico da ADUNEB continua atuando em defesa da categoria, mesmo com a maior morosidade do Judiciário devido à pandemia. A informação da coordenação da ADUNEB é que várias questões estão sendo judicializadas: a exemplo da implantação das Dedicações Exclusivas, que não ocorre desde 2015, e o pagamento retroativo das promoções, oriundas da greve de 2019.

Também foram abordados temas como o direito ao auxílio-alimentação para os docentes em licença para pós-graduação e o aumento do teto remuneratório da categoria. Essas e outras questões estão no boletim jurídico da ADUNEB, divulgado no mês de abril, e que está disponível aqui. Também os nossos podcast (ouça aqui)  trazem questões jurídicas, vulnerabilidade social na pandemia, pauta interna e externa.

Educação básica

As/os professoras/es do Curso de Pedagogia da UNEB de Serrinha demonstraram preocupação com a educação básica do município. Segundo fontes presentes na reunião, a secretaria municipal da educação iniciou um processo de planejamento de atividades remotas de aproximação. O fato tem gerado angústia na categoria, que critica a falta de detalhamento do projeto e a ausência de diálogo dessa secretaria com as/os docentes.  As/os professores ainda chamam a atenção para o processo de exclusão de quem não possui recursos tecnológicos. Para as/os docentes da UNEB, é necessário a mobilização da categoria e abrir a discussão com os vários setores da sociedade e o poder público local.