Notícias

Nota de Apoio à professora Isabel Reis, da UFRB, pelo racismo sofrido em sala de aula



 A Coordenação da Associação dos Docentes da UNEB (ADUNEB) manifesta solidariedade à professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis, doutora e integrante do curso de História da UFRB, que nesta segunda-feira (09) sofreu um ato de racismo. A ação criminosa aconteceu por parte do estudante de Ciências Sociais, Danilo Araújo de Góis, que se recusou a pegar uma prova da mão da docente por ela ser negra. Após a coordenação do curso comparecer ao local, o aluno foi retirado da aula enquanto vários colegas o acusavam de racismo. A Polícia Militar foi chamada para averiguar o caso. As imagens do lamentável episódio, gravadas pelos estudantes, encontram-se divulgadas nas redes sociais.
 
Em nota de repúdio, o Centro Acadêmico Moa do Katendê informou que as atitudes racistas de Danilo Araújo são recorrentes. O fato é conhecido e já foi discutido em várias reuniões. O problema ocasionou, há tempos atrás, a sua transferência de casa dentro do programa de residência estudantil da universidade.
 
Entendendo a UFRB como um espaço protagonista de resistência ao conservadorismo, ao racismo, ao protofascismo e ao obscurantismo em curso, a ADUNEB apoia a professora Isabel Reis e aguarda que sejam aplicadas as punições cabíveis ao estudante.