Notícias

Nota de apoio às / aos docentes em greve no Rio Grande do Sul



 A Coordenação da ADUNEB manifesta apoio e solidariedade às professoras e aos professores da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande de Sul, em greve desde o dia 18 de novembro.
 
A greve tem recebido forte adesão da categoria, segundo as lideranças do movimento, do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS). A radicalização é uma resposta ao pacote de reformas propostas pelo governador Eduardo Leite no serviço público. Assim como as que estão em curso pelo Governo Federal, na prática, trarão cortes de benefícios e direitos trabalhistas conquistados pelos servidores públicos.
 
Embora as reformas, se aprovadas, prejudiquem o conjunto do funcionalismo estadual, as/os docentes serão os mais atingidos, pois também terão alterações no plano de carreira da categoria, a exemplo da redução do incentivo à qualificação profissional. Atualmente um/a professor/a com mestrado e doutorado tem diferença salarial de 100% se comparado a um professor com apenas graduação. Pela proposta do governo, a diferença cairá para 7%. Além disso, entre outros prejuízos, o governo pretende cortar de todo o funcionalismo os adicionais por tempo de serviço e cobrar contribuição previdenciária de inativos.
 
Diante da atual conjuntura, a ADUNEB rechaça o avanço das políticas reacionárias e neoliberais no país, que ocorrem tanto em âmbito Federal quanto estadual, que tentam impor perdas à classe trabalhadora, assim como o desmonte do serviço público.
 
Coordenação ADUNEB