Notícias

PL das Promoções docentes é aprovado na ALBA



Nesta quarta-feira (07), na presença de várias/os professoras/es da UNEB, o Projeto de Lei (PL) das Promoções Docentes foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O texto que normatiza a reestruturação dos cargos garantiu a homologação das promoções de até 900 professoras/es das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA). A conquista é um dos frutos da greve docente deste ano.

Um acordo que dispensou as formalidades feito entre o líder do governo, Rosemberg Pinto, o presidente da Casa, Nelson Leal, o líder da minoria Targino Machado, possibilitou que a votação ocorresse nesta quarta-feira. A expectativa da categoria docente era que o texto fosse apreciado na terça-feira (06), mas devido à ausência da maioria dos deputados, a sessão não teve quórum e precisou ser encerrada. O fato fez com que várias/os professoras/es da UNEB comparecessem à ALBA.
 
Para Ronalda Barreto, a coordenadora geral da ADUNEB, a aprovação do PL é consequência da luta durante a greve, mas também resultado do empenho e disposição da categoria que continua a ocorrer. “Desde ontem as companheiras da ADUNEB e demais professores estiveram aqui na Alba para dialogar e mobilizar os deputados para que a votação pudesse acontecer. Estamos também atentas aos outros colegas que ainda não conseguiram seus direitos trabalhistas. Precisamos lutar pela alteração do quadro de vagas, mais uma vez, para contemplar a todos e todas”, afirmou Ronalda.
 
Mesa permanente de negociação
 
A coordenadora da ADUNEB ainda ressaltou que para além das 900 promoções e dos R$ 36 milhões liberados para investimento das UEBA, saldos positivos da greve, continua a luta por outras pautas. A mesa permanente de negociação entre o governo Rui Costa e o Fórum das ADs, outro fruto da greve, está em andamento (leia mais). A próxima reunião, que abordará o tema da implantação das Dedicações Exclusivas, está agendada para a quinta-feira (15). Depois outras reivindicações docentes serão discutidas a exemplo da questão orçamentária e das passagens docentes.