Notícias

Estudantes do Campus I da Uneb conseguem abrir diálogo com a SEC



 Representantes do Movimento Estudantil do Campus I da Uneb, apoiados por professores do Comando de Greve Docente, na tarde de quarta-feira (22), estiveram em frente à Secretaria Estadual da Educação (SEC). O objetivo foi cobrar uma resposta à pauta de reivindicação estudantil, que havia sido protocolada naquele órgão em 16 de abril (leia a pauta no anexo). A categoria estudantil da Uneb de Salvador também está em greve desde o dia 9 de abril.

Uma comissão de estudantes, formada por representantes dos centros acadêmicos de Filosofia, Ciências Contábeis, Química e Medicina, foi recebida pelo Coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Helder Barbosa, e pelo Coordenador Executivo de Projetos Estratégicos, Marcius Gomes. Segundo as lideranças estudantis, na reunião foram pautadas as demandas dos estudantes do Campus I. Defenderam também que as/os alunas/os dos campi do interior tenham a possibilidade de reivindicar suas pautas locais. Os mesmos não participaram do protesto devido à dificuldade imposta pela multicampia da Uneb e as longas distâncias de Salvador.

Ainda de acordo com os estudantes que participaram da reunião, os gestores da SEC informaram que a pauta estudantil será respondida ponto por ponto. Uma reunião será agendada, provavelmente entre os dias 10 e 13 de junho. Além da SEC e das representações estudantis do Campus I, também participarão lideranças dos campi do interior e das outras universidades estaduais da Bahia.

Dia de Mobilização

A quarta-feira (22) marcou a Dia Estudantil de Luta em Defesa das Universidades Estaduais da Bahia. A data foi acordada no Fórum de Estudantes das Ueba, realizado em Vitória da Conquista, de 03 a 05 de maio. Além do ato em frente à SEC, em Salvador, no período da manhã o Movimento Estudantil da Uefs trancou a rodovia BR 116 Norte, localizada em frente a universidade. Na Uesc, em Ilhéus, ocorreu o fechamento dos portões. Mobilizações também aconteceram da Uesb.