Notícias

Professoras/es em greve farão ato público, em 25 de abril, na capital baiana



 Um grande ato público, com centenas de professoras/es, estudantes e servidores técnicos, em defesa das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), ocupará o Campo Grande, em Salvador. Esse será o recado da categoria docente da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc de que a greve segue forte. O protesto será na quinta-feira (25), com concentração em frente ao Teatro Castro Alves, a partir das 14h. 

Ônibus de várias regiões do estado trarão à capital manifestantes dos campi do interior. Os integrantes da comunidade acadêmica da Uneb, interessados em participar, deverão entrar em contato com os representantes locais da ADUNEB ou pelo e-mail: aduneb@aduneb.com.br

Segundo a coordenação do sindicato, embora a mesa de negociação tenha iniciado, a proposta apresentada pelo governo, na terça-feira (16), ainda não responde às reivindicações da categoria docente. No caso das promoções, o número sugerido pelo governo para Uneb e Uesb deixará um resíduo de docentes que estão na fila de espera. Quanto às alterações de regime de trabalho, houve o aceno sobre a possibilidade de implantação, mas sem uma proposta concreta. 

Sobre a liberação imediata de R$ 36 milhões para ser repartido entre as quatro Ueba, o Movimento Docente explica que tal recurso não representa acréscimo financeiro, mas apenas a antecipação de uma parte do orçamento já previsto para este ano. Apenas nos últimos dois anos mais de R$ 110 milhões foram contingenciados das universidades estaduais da Bahia. Os dados são da Assessoria Técnica de Finanças e Planejamento – Asplan / Uesb.

Estudantes

Além das professoras/es de todas as partes do estado, a expectativa é que a manifestação tenha a participação maciça dos estudantes. Assim como na Uneb de Salvador, Ipiaú e Eunápolis, em muitos outros campi a categoria discente também deflagrou greve e possui uma extensa pauta de reivindicações que foi entregue ao governo por intermédio do Fórum das ADs. Embora os representantes do governo tenham informado que agendarão uma reunião com representações estudantis, até o momento nada foi marcado.