Notícias

A crise das universidades estaduais da Bahia será debatida por docentes do Campus de Juazeiro



 A crise das universidades estaduais da Bahia será o tema de uma mesa redonda que acontecerá na quinta-feira (25), a partir das 14h30, na Uneb de Juazeiro. A atividade é organizada por uma comissão de professoras/es do Campus III, que participam da greve das  estaduais da Bahia, iniciada no último dia 09. A discussão será realizada no Auditório Antônio Carlos Magalhães e é aberta a toda a comunidade acadêmica e demais interessados ao tema.

Devido à importância da mesa redonda, na terça-feira (16), um representante do Movimento Docente do Campus III esteve na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. Uma carta convite foi protocolada e entregue nos gabinetes de todos os deputados e deputadas da região de Juazeiro.

No documento os docentes ressaltam a importância na Uneb como patrimônio do povo baiano e, sobretudo, na região do Vale do São Francisco. A universidade colabora com a formação de engenheiros agrônomos, pedagogos, advogados, jornalistas, administradores e engenheiros em bioprocesso. Além disso, o Campus III é reconhecido como centro de excelência em pesquisa, promovendo o acesso às novas tecnologias no campo e à agricultura familiar e irrigada. 

A carta ressalta o desrespeito do governo aos direitos trabalhistas dos docentes à promoção, alteração de regime de trabalho e adicionais de insalubridade. Também faz críticas aos salários congelados e o não pagamento do reajuste linear da inflação, que já acumula perda de 25%. O aumento da alíquota previdenciária de 12% para 14% que, na prática, resultou em diminuição dos salários foi outro ponto observado pelos docentes.