Notícias

Greve: Professoras/es e estudantes das Ueba mostram força e fazem manifestação em Salvador



 Um momento histórico para o Movimento Docente das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Nesta quinta-feira (11), terceiro dia de greve, professoras/es da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc, apoiados por estudantes, ocuparam avenidas da região do Iguatemi e Tancredo Neves, centro financeiro de Salvador. O protesto teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os problemas da educação pública superior da Bahia. Ao mesmo tempo buscou sensibilizar o governador para a necessidade de negociar as pautas de reivindicações.

A comunidade acadêmica da Uneb atendeu ao chamado do Comando de Greve e compareceu à manifestação, que teve como tema “A educação também merece investimento tamanho G”. Além do campus da capital, marcaram presença representantes de Barreiras, Teixeira de Freitas, Serrinha, Paulo Afonso, Valença, Alagoinhas, Eunápolis, Conceição do Coité, Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Caetité, entre outros.  
 

Cerca de dez mil panfletos foram distribuídos à comunidade durante a manifestação, que iniciou às 9h e foi até às 12h30. Um ato público no largo do Iguatemi, com mini trio elétrico e falas de diversas representações, abriu o protesto. Depois, de maneira pacífica, professores e estudantes ocuparam a avenida e saíram em passeata até a Tancredo Neves. 

A manifestação teve repercussão na imprensa. Em todas as entrevistas, além de explicar a grave crise das Ueba, os docentes fizeram questão de ressaltar que estão abertos ao diálogo. Porém, enquanto o governo não apresentar respostas que contemplem à pauta de reivindicações, a greve seguirá forte. 
 
Ronalda Barreto - Coordenadora da ADUNEB. Protesto chamou a atenção da imprensa
 

Veja aqui mais fotos sobre o protesto.