Notícias

Mesa redonda da ADUNEB debaterá o aumento da violência contra a mulher



 Para debater sobre o alarmante aumento do índice de violência contra as mulheres, a ADUNEB fará uma mesa redonda na próxima segunda-feira (25), no auditório do sindicato, das 9h às 12h, no Campus da Uneb de Salvador. A organização é da Coordenação do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Etnia, Gênero e Diversidade Sexual. A atividade integra a programação do ADUNEB para o Março de Luta das Mulheres. A entrada é gratuita e aberta a todas/os os interessados.

Segundo dados do Tribunal de Justiça da Bahia, apenas no mês de janeiro, ocorreram 14.973 denúncias de violência contra a mulher em todo o estado, o que representa um aumento de 24,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para Marluce de Santana, coordenadora da ADUNEB da pasta de Gênero, Etnia e Diversidade, a discussão se faz necessária, pois a cada dia a misoginia, o ódio e a repulsa às mulheres se tornam notícia comum nos meios de comunicação de massa e, também, nas redes sociais. “A impressão que temos é que o assassinato de mulheres tem sido banalizado. Basta ver o aumento dos índices e a ausência de reação da população. O patriarcado tem raízes profundas, temos que ficar vigilantes em nossa luta cotidiana”, diz Marluce.

Para o evento estão sendo convidadas representações do Ministério Público, da Comissão de Defesa das Mulheres da Assembleia Legislativa Ronda Maria da Penha, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, da Comissão Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, entre outras. Em breve será publicada a programação completa.