Notícias

ADUNEB faz reuniões com docentes do campus de Juazeiro



 A coordenação da ADUNEB, em 05.12, participou de reunião com docentes e mesa redonda na Uneb de Juazeiro. Representado pela professora Ronalda Barreto, o sindicato teve como objetivo conhecer de perto os problemas dos dois departamentos e pensar na construção de uma articulação a fim de lutar por melhorias. 

No Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) ocorreu uma reunião com vários docentes. Foram debatidos assuntos como a pauta de reivindicações das universidades estaduais da Bahia, a intransigência do governo na negociação e o desrespeito aos direitos trabalhistas, sobretudo, as promoções e alterações de regime de trabalho, além de questões relacionadas a adicionais de insalubridade. A categoria também demonstrou inconformismo quanto ao Projeto de Lei que prevê o aumento da alíquota previdenciária de 12% para 14% (leia mais).

Já no Departamento de Ciências Humanas, a coordenadora da ADUNEB fez parte de uma mesa redonda em que o tema central foi a conjuntura política do país. Entre outros assuntos foram debatidos os retrocessos políticos e sociais, a necessidade de democratização da mídia, e como a mentalidade criada pelas fake news tem impactado negativamente os trabalhos acadêmicos, a relação desses estudantes com o conhecimento científico. Também foi ressalta a preocupação com o avanço da privatização da educação superior na Bahia. 

Cartilha sobre liberdade de cátedra

No Campus de Juazeiro a professora Ronalda Barreto também divulgou a cartilha, recém produzida pela ADUNEB, com orientações de proteção à categoria contra os ataques à democracia e pela garantia de liberdade de cátedra. No material constam informações sobre como é exercida a ameaça aos docentes nas universidades; trechos da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que respaldam a atuação do/a professor/a em sala de aula. A cartilha está disponível online (leia aqui), mas logo também terá ampla distribuição de uma edição impressa em todos os campi.  

Segundo a coordenação do sindicato, a ADUNEB começará a agendar visitas aos campi da Uneb para debater os problemas da categoria.