Notícias

TCE poderá analisar novo prazo para o corte das passagens docentes



 A ADUNEB deu um importante passo, nesta terça-feira (18), na tentativa de solucionar a questão do corte das passagens intermunicipais aos docentes da Uneb. Em reunião com coordenadoras do sindicato, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), Gildásio Penedo, afirmou que poderá encaminhar à análise do plenário do TCE a prorrogação do prazo que prevê o fim das passagens. 

A reunião foi agendada por articulação da deputada estadual Neusa Cadore (PT). Além das coordenadoras da ADUNEB, Ronalda Barreto, Lilian Marinho e da própria deputada, também participaram da atividade o vice-reitor da Uneb, Marcelo Ávila, e integrantes do Movimento Docente, Naira Souza, Eduardo Borges e Flávio Correia. 

Na reunião as representantes da ADUNEB expuseram os motivos da prorrogação do prazo para o corte das passagens. Entre outros argumentos, foi ressaltada a relevância social da Uneb na Bahia; a importância do pagamento das passagens, que já ocorre há mais de 20 anos, para o funcionamento da multicampia da universidade; os mais de três anos que as/os docentes estão sem reposição salarial; e o prejuízo de até 25% do salário do/a professor/a, caso tenha que pagar as viagens com dinheiro do próprio bolso.

As professoras ressaltaram que a resolução do problema, conforme indicação do próprio TCE está na alteração, pelo Governo do Estado, do Decreto 6.192/97, que limita a concessão das passagens a apenas 72 km do local de moradia do/a docente. Porém, embora a ADUNEB e a Reitoria se empenhem na solução da questão, as ações são inviabilizadas em razão do período eleitoral.

Diante da argumentação da ADUNEB, Gildásio Penedo, orientou que a Reitora da Uneb encaminhe à presidência do TCE, até esta sexta-feira (21), uma solicitação de ampliação do prazo do corte das passagens. Penedo levará o documento à análise do plenário para que a entidade decida. “Vejo que existem tratativas para a solução do caso. Entendo as razões como razoáveis (solicitação de ampliação do prazo), mas quem decide é o plenário. Vejo a questão bem encaminhada”, afirmou o presidente do TCE. Até o momento o prazo para o corte das passagens é dia 18 de outubro.