Notícias

Assembleia da ADUNEB confirma pagamento de salários cortados



 A comunidade acadêmica da Uneb, nesta sexta-feira (31), comprovou que é por meio do diálogo e da união de todas e todos que se garantem os interesses da universidade. Durante a assembleia geral da ADUNEB, no campus de Salvador, a direção do sindicato informou que a Secretaria de Administração do Estado (SAEB) fez os pagamentos dos salários, anteriormente cortados, de docentes e técnicas/os. 

O pagamento foi o resultado da mobilização das/os professoras/es, das/os servidores técnicas/os e do empenho da Reitoria que negociou com a SAEB. O corte nos salários havia ocorrido após a paralisação da categoria docente, de 06 a 11 de agosto, e das/os servidoras/es técnicas/os, no dia 16 do mesmo mês. A assembleia, que contou com a participação do SINTEST, encaminhou que o Reitor, via ad referendum, prorrogue o calendário acadêmico para reposição das aulas e convoque, urgentemente, o CONSEPE para realizar esta e outras discussões referentes ao ensino, a pesquisa e a extensão.

Diante dos problemas enfrentados pela Uneb, a exemplo do déficit orçamentário, das perdas salariais das/os professoras/es e das filas para promoções e alterações de regime de trabalho, a categoria docente deliberou pela continuidade da luta. Entre várias atividades propostas, a greve, como instrumento de luta, poderá ser utilizada em outro momento, caso os direitos dos docentes continuem sendo aviltados. 
 

Na discussão sobre as passagens docentes, a coordenação do sindicato informou que continua empenhada na alteração do Decreto de Lei 6.192/97, que limita a compra de passagens a apenas 72 km do local de moradia do/a professor/a. Portanto, depende do governador Rui Costa a solução para o problema. Por outro lado, de acordo com o que foi encaminhado na assembleia de 23 de agosto, o agendamento de uma reunião com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) foi reforçado pela ADUNEB junto à Reitoria que, agora, aguarda um posicionamento da PGE. 

Entre outros encaminhamentos, a assembleia também decidiu realizar um ato público em defesa da autonomia da Uneb, no dia 27 de setembro. Ainda pela garantia da autonomia serão produzidas faixas para todos os campi e uma nota crítica, que será amplamente divulgada e enviada à Governadoria e à Assembleia Legislativa.