Notícias

Pagamento retroativo de promoções e progressões acontece neste mês de agosto



 O pagamento retroativo aos professores, referente às implantações das promoções e progressões, conquistadas pelo Movimento Docente em meados de julho (leia mais), será realizado pelo governo neste mês de agosto. A informação foi divulgada pelo setor de pagamentos da Uneb.

De acordo com o que foi imposto pelo governo Rui Costa, as progressões e promoções serão retroativos apenas a partir do mês de maio deste ano. O fato que é considerado injusto e juridicamente ilegal, tem gerado revolta nos professores prejudicados pelo problema. Inúmeros docentes estavam na fila de espera desde o final de 2015. Em defesa da categoria, a assessoria jurídica da ADUNEB entrará na justiça reivindicando o pagamento retroativo com base no momento em que os processos foram aceitos pela universidade. 
 
Além desses professores, segundo dados da Pró-Reitoria de Gestão e desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da Uneb, mais 299 docentes continuam na fila, com os processos de promoção e alteração de regime de trabalho travados pela Secretaria de Administração (Saeb). O mesmo problema também acontece nas outras universidades estaduais da Bahia: Uefs, Uesc e Uesb. A ADUNEB e o Fórum das ADs continuam mobilizados e em luta pela garantia dos direitos trabalhistas da categoria docente.