Notícias

ASSEMBLEIA DOCENTE APROVA DUAS PARALISAÇÕES E SUGERE AUMENTO DA RADICALIZAÇÃO



 A assembleia geral dos professores da Uneb, realizada na segunda-feira (15), no Campus I, aprovou a paralisação das atividades acadêmicas na quarta-feira da próxima semana (24). O protesto será com portões fechados e acontecerá nos 24 campi da universidade. A paralisação de 24 horas acorrerá no dia do Ocupa Brasília, momento em que dezenas de caravanas, de todos os estados, levarão milhares de manifestantes à Esplanada dos Ministérios para protestar contra as reformas trabalhista, previdenciária e a Lei das Terceirizações do ilegítimo governo Temer.

A categoria docente aprovou também outra paralisação, que acontecerá na semana seguinte. O Fórum das ADs definiu como data a terça-feira, 30 de maio. Esse segundo protesto, que também terá os portões da universidade fechados, fará parte da Semana Nacional de Mobilização das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior, do ANDES-SN. A expectativa é que a comunidade acadêmica das quatro Universidades Estaduais Baianas (Ueba) integrem de maneira maciça os dois protestos das próximas semanas. A indicação da participação de docentes, técnico-administrativos e estudantes veio da reunião do Fórum das 12 (leia mais), ocorrida na sexta-feira (12). O Fórum das ADs também já havia indicado as paralisações aos docentes da Uneb, Uefs, Uesc e Uesb, após a reunião do dia 04 de abril (leia mais).
 
Pauta estadual
 
Durante a assembleia inúmeras falas ressaltaram a enorme indignação da categoria docente com o desrespeito, do governo Rui Costa, aos direitos trabalhistas da categoria docente. Com a pauta de reivindicações 2017 protocolada desde dezembro do ano passado, até o momento, o governo demonstra falta de vontade política para negociar. Diante desse cenário, os docentes indicaram o aumento das mobilizações e da radicalização. Caso os representantes de Rui Costa não mudem de postura na mesa de negociações, a proposta da categoria será a construção da greve.
 
Entre os vários problemas que prejudicam os professores, somente os processos travados relacionados a direitos trabalhistas, desde o final de 2015, pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), somam 489. Desses, 234 são progressões, 150 promoções e 105 alterações de regime de trabalho.  De acordo com cálculos do Fórum das ADs, após o acúmulo da inflação dos últimos dois anos, período em que Rui Costa negou o pagamento da reposição inflacionária à categoria, a reivindicação salarial deste ano é de 30,5%. O cálculo é o resultado da soma das perdas ocasionadas pela inflação de 2015 e 2016, acrescido de uma política de recomposição salarial.
 
Congresso ADUNEB
 
A assembleia autorizou a realização do IV Congresso da ADUNEB. A comissão organizadora será formada pelas diretorias executiva e estadual do sindicato, além de demais docentes, presentes à assembleia, que demonstraram interesse em participar da construção da atividade. Em breve a ADUNEB informará a data do evento. 
 
Passagem Docente
 
Alguns professores presentes na assembleia denunciaram que seus departamentos deixaram de comprar passagens intermunicipais aos docentes. Os professores necessitam do benefício para exercer suas atividades acadêmicas. A ADUNEB enviará ofício aos respectivos departamentos em que questionará o problema. A diretoria do sindicato ainda agendará reunião com a comissão de passagens, do Movimento Docente, a fim de pensar em mais estratégias para pressionar a reitoria e o governo estadual para a solução definitiva da questão. Outra reunião também será agendada com o reitor José Bites. Entenda o caso e os procedimentos adotados pela ADUNEB e pela comissão passagens em defesa dos professores (leia mais). 
 
Processos D.E.
 
Sobre a tramitação dos processos de solicitação de Dedicação Exclusiva (D.E.), a ADUNEB enviará ofício à Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) em que solicitará que o citado órgão gestor não receba de volta os processos D.E., que são negados pela Saeb. Os processos não devem ser recebidos pela Uneb e nem enviados aos departamentos, pois isso representa burocracia e prejuízo de tempo aos professores, que pleiteiam a alteração de regime de trabalho. Se a negativa é feita pela Saeb, cabe exclusivamente àquela Secretaria se responsabilizar pelo problema criado.
 
Encontro das Ueba
 
A assembleia docente ainda aprovou a participação de cinco representantes da categoria docente, presentes da atividade, para participarem do XIII Encontro das Ueba. Outras vagas e mais informações serão disponibilizadas em breve, no site da ADUNEB, para a participação de outras/os professoras/es interessadas/os, desde que sejam associados ao sindicato. O evento acontecerá na Uesc, em Ilhéus, de 26 a 28 de maio. Leia aqui sobre o Encontro das Ueba.